Dados do Trabalho


Título

V SEMANA DO CEREBRO ONLINE: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE NEUROCIÊNCIAS EM AMBIENTE VIRTUAL

Introdução

A atual pandemia da COVID-19 trouxe, além de mudanças significativas nas dinâmicas sociais, desafios para a divulgação científica. Nesse sentido, eventos que outrora eram realizados em modalidade presencial viram, na virtualidade, única opção para a realização. A Semana do Cérebro, evento realizado mundialmente no mês de março, tem relevante importância na divulgação das Neurociências. Esse ano foi a quinta vez que a Universidade de Fortaleza realizou a Semana do Cérebro (VSDC), sendo a presente edição no formato online. Contudo, até hoje não houve nenhuma pesquisa sobre a contribuição de eventos online para a aprendizagem de Neurociências.

Objetivo

Diante disso, objetivou-se verificar se a realização da VSDC online foi efetiva para aprendizagem de Neurociências e formação de estudantes e profissionais da saúde.

Método

Para tanto, realizou-se uma pesquisa mista, descritiva, a qual consistiu na aplicação de um questionário pós-evento, composto por 19 questões: 4 sociodemográficas, 13 objetivas e 2 subjetivas relacionadas à aprendizagem/formação. A maioria das questões foram do tipo Escala Likert, 5 pontos, sendo atribuído 1 para discordo totalmente e 5 para concordo totalmente. Nas subjetivas, foi perguntado se houve mudança de comportamento após a VSDC, bem como sobre o aumento de interesse pelas Neurociências.

Resultados

Participaram da pesquisa 42 pessoas, com idades dentre 18 e 63, sendo a maioria do gênero feminino (80,9%). Em geral, os resultados apontaram que a VSDC contribuiu significativamente com a formação de estudantes e profissionais da saúde, como reportado por 90,4% dos respondentes. Além disso, 97,6% afirmaram que a VSDC agregou novos conhecimentos em Neurociências e 92% destacaram que houve uma potencialização do interesse por essa ciência. E, 78,5% afirmaram que seu aproveitamento no formato online superou as expectativas. Ademais, 69% dos participantes afirmaram mudanças de comportamento após o evento, como: "passei a ver a Neurociência como parte importante de um processo biopsicossocial", "passei a entender e atender melhor meus pacientes" e " comecei a estudar mais a fundo a Neurociência aplicada ao comportamento ".

Conclusão

A VSDC online foi efetiva no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de estudantes e profissionais da saúde.

Palavras-chave

Neurociências, aprendizagem online, divulgação científica.

Área

Neurociência básica

Autores

JANINE ALBUQUERQUE NOGUEIRA, BRUNA DE SÁ RORIZ FREITAS, GABRIELA CANAL BRITO, MARIA BEATRIZ ALBINO BATISTA, RAVI GABRIEL DE OLIVEIRA PONTE, ANDREA AMARO QUESADA