Dados do Trabalho


Título

INCONTINÊNCIA DUPLA EM IDOSO COM SINTOMAS DEPRESSIVOS

Apresentação do caso

Paciente do sexo masculino, 67 anos, estava apresentando, há 4 meses, após uma traição: humor deprimido, insônia, retardo psicomotor, anergia, hiporexia, sentimento de inutilidade, indecisão e anedonia. Negava ideação de autoextermínio e não apresentava alterações no exame físico ou neurológico.Negava etilismo e havia cessado tabagismo, há um mês. Antes do quadro, cuidava de duas filhas. Tem uma irmã com diagnóstico de depressão. Exames de sangue não mostraram alterações, exceto ácido fólico reduzido, que foi reposto. Foi solicitada tomografia computadorizada (TC) de crânio.
Após um mês de mirtazapina 30mg por dia, apresentou melhora significativa. Dois meses após, os sintomas retornaram, com o surgimento de incontinência dupla. Mirtazapina foi substituída por citalopram 20 mg, associado a quetiapina 25 mg. Após três semanas, a incontinência cessou e a alimentação melhorou. Citalopram 20mg foi substituído por escitalopram 20mg. Após um mês, permanecia com humor deprimido e passava o dia deitado. Foi tentada associação de bupropiona 150mg, a qual não foi tolerada. Mirtazapina 15mg foi associada ao escitalopram 20mg e quetiapina progredida para 50mg. Após um mês, paciente estava melhor e participando das atividades domésticas, porém recusava sair de casa. Mirtazapina foi então progredida para 30mg, alcançando remissão dos sintomas, que se mantém após dez meses. No Mini Exame do Estado Mental, obteve 22 pontos (é analfabeto).

Discussão

Paciente ainda está aguardando TC de crânio. Sem exames de imagem, não é possível descartar outras causas orgânicas, como por exemplo, meningioma frontal. Outra condição a ser descartada em quadro psiquiátrico com início tardio é a demência, que pode ter a depressão como pródromo, comorbidade ou fator de risco. Apesar de propedêutica incompleta, alguns fatores favorecem a hipótese de Transtorno Depressivo Maior: houve resposta sustentada ao tratamento; havia oito de nove sintomas deste transtorno, segundo o DSM-V; não havia alterações cognitivas acentuadas; há histórico familiar de depressão; e houve um evento estressor antecedendo os sintomas. Dessa forma, a incontinência pode ser considerada um sintoma depressivo atípico, que remitiu com a melhora do humor.

Comentários finais

O caso favorece a hipótese de que sintomas depressivos e incontinência podem ter patogênese comum, que necessita de mais pesquisas. Explicita também a necessidade de maior acesso gratuito a exames de imagem para melhor elucidação diagnóstica.

Palavras-Chave

Incontinência, depressão, idoso

Área

Neuropsiquiatria geriátrica

Autores

ANDRESSA TEIXEIRA COSTA