Dados do Trabalho


Título

A INFLUENCIA DA MUSICA CLASSICA SOBRE ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E PSICOLOGICOS DE IDOSOS QUE VIVEM COM DEMENCIA INSTITUCIONALIZADOS

Introdução

Dentre a população idosa, as demências são grandes responsáveis pelo comprometimento cognitivo e a perda da autonomia e funcionalidade, requerendo assim, cuidados e atitudes voltados à sintomatologia do indivíduo. Diante disso, intervenções não farmacológicas tem se mostrado complementares ao tratamento farmacológico e eficazes no controle dos sintomas comportamentais e psicológicos da demência, sendo o uso da música uma das opções com potencial efetividade.

Objetivo

Analisar o efeito da música clássica sobre aspectos comportamentais e psicológicos em idosos que vivem com demências institucionalizados.

Método

Estudo descritivo-exploratório, quase-experimental, com participação de 14 idosos de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de caráter privado, situada no interior do estado de São Paulo, realizado no primeiro semestre de 2019 após a aprovação de um comitê de ética de uma Universidade Federal. Foram realizadas oito sessões de 20 minutos, com frequência semanal, ao longo de dois meses, com músicas clássicas selecionadas por musicoterapeuta. Foram utilizados questionário sociodemográfico para caracterização dos participantes e Inventário Neuropsiquiátrico (NPI) antes e após a intervenção para observar os aspectos comportamentais.

Resultados

A maioria era do sexo feminino (71,4%), viúvas (78,6%), com média de 8,7 (dp=±4,2) anos de escolaridade, tempo médio de institucionalização de 16,6 (dp=±11,9) meses, comorbidades m= 2,7 (dp=±0,9), fazendo uso de em média 2,6 (dp=±1,0) fármacos por dia e a demência prevalente foi a Doença de Alzheimer (71,4%). Houve diferença estatisticamente significativa para gravidade nos sintomas de depressão (t=3,873; p=0,008), distúrbio motor (t=3,162; p=0,025) e mudanças significativas em relação ao desgaste do cuidador nos sintomas depressão (t=3,873; p=0,012), e apatia (t=3,500; p=0,025).

Conclusão

Os resultados apontaram que a intervenção foi eficaz na diminuição da gravidade dos sintomas de depressão e distúrbio motor apresentados pelos idosos com demência institucionalizados, além de, menor desgaste pelo cuidador frente a depressão e apatia do idoso. Ferramentas de intervenção como a música podem trazer benefícios não só aos idosos, como também aos profissionais envolvidos no cuidado.

Palavras-chave

Demência, Sintomas comportamentais e psicológicos, Música

Área

Neuropsiquiatria geriátrica

Autores

BIANCA FRANCESCHINI SIQUEIRA, LUANA APARECIDA ROCHA, GUSTAVO CARRIJO BARBOSA, BEATRIZ RODRIGUES DE SOUZA MELO, DIANA QUIRINO MONTEIRO, LUDMYLA CAROLINE SOUZA ALVES, GABRIELA MARTINS, ALINE CRISTINA MARTINS GRATÃO