Dados do Trabalho


Título

“LIMITAÇOES NA VIGILIA DA COGNIÇAO DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19”

Introdução

As estatísticas oficiais apontam até 2030 inversão da pirâmide etária brasileira com mais idosos do que crianças de 0 a 14 anos. Desta forma, a cognição repercutirá no planejamento das políticas públicas. Na pandemia da COVID 19 o planejamento e manutenção das avaliações de vigília cognitiva através de testes foram submetidos à novos desafios e apontaremos alguns deles.

Objetivo

Identificar as principais dificuldades na vigília cognitiva de idosos durante a pandemia da COVID 19

Método

Foi proposta a vigília cognitiva através de realização da testagem cognitiva básica por meio de videochamada utilizando o aplicativo do whatsapp para os idosos assistidos num serviço universitário de Geriatria, já categorizados como CDR 0.5 (comprometimento cognitivo em fase inicial, ainda com autonomia em 2019) com apoio de um familiar, visando acompanhar a cognição destes e dar orientações aos familiares sobre as atividades a serem desenvolvidas em domicílio para sua preservação. Este trabalho foi realizado no período de fevereiro a abril de 2021.

Resultados

Diversas marcações de entrevistas foram feitas para a realização dos testes e muitas dificuldades foram encontradas. Entre elas podemos destacar mudanças de nº de telefones, telefones sem internet, ausência de apoio familiar às entrevistas, baixa qualidade do acesso a internet, baixa escolaridade, dificuldade do usos de instrumentos de avaliação por via on line.

Conclusão

A vigília cognitiva durante a pandemia da COVID 19 foi prejudicada por diferentes situações. Sua manutenção depende de vários fatores e em especial da presença de apoio ao idoso na realização dos testes para posterior orientação a estes e aos familiares. Os instrumentos a serem utilizados on line terão que ser adaptados, pois, partes deles se tornam inviabilizados nesta forma de uso. Estudos serão necessários para realizar estas adaptações, uma vez que as atividades on line certamente passarão a fazer parte do dia a dia dos profissionais de saúde após a COVID 19.

Palavras-chave

Cognição; Idoso; Covid 19

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

YOLANDA ELIZA MOREIRA BOECHAT, CAROLINA REZENDE DE BRITO, JOSÉ T. PARAGUASSU