Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA SEPARAÇAO MATERNA E DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL NO NUMERO DE NEURONIOS PARVALBUMINA POSITIVOS NO HIPOCAMPO DORSAL.

Introdução

A parvalbumina (PVB) é uma proteína ligante de cálcio, cuja função está associada a redução nas concentrações intracelulares de cálcio, podendo ter efeito neuroprotetor sobre processos de excitotoxicidade. Estudos sugerem que indivíduos com esquizofrenia e depressão possuem déficit na expressão de proteínas ligantes de cálcio no hipocampo e no córtex pré-frontal, e fatores no neurodesenvolvimento, como o estresse neonatal, podem contribuir para o desenvolvimento dessas doenças. Por outro lado, atividades que estimulem o aprendizado, o exercício físico e a interação social parecem contribuir no tratamento dessas doenças. Em modelos animais, o enriquecimento ambiental
(EA) parece atenuar algumas modificações comportamentais e morfológicas observadas em animais submetidos ao estresse neonatal.

Objetivo

O objetivo do presente trabalho foi analisar se o número de células PVB positivas é modificado em animais submetidos à separação materna e/ou EA.

Método

Ninhadas de ratas Wistar foram divididas em Controle (C) ou submetidas à separação materna (SM). A SM materna consistiu da separação diária dos filhotes das suas mães nos primeiros quatorze dias pós-natais, entre às 09:00 e 12:00. No 21o dia ocorreu o desmame, e os filhotes machos de cada ninhada foram alocados para a caixa padrão ou mantidos em EA, onde permaneceram por 4 semanas. Assim, foram formados 4 grupos experimentais: C, SM, EA e SMEA. Os encéfalos foram fixados, através de perfusão transcardíaca, seus encéfalos seccionados (20µm) e submetidos à imunofluorescência contra a proteína PVB. Imagens do hipocampo dorsal (a cada 300µm) foram adquiridas com o Microscópio Olympus VS120 Virtual Slide Microscope. A estimativa do número total de células de diversas regiões do hipocampo dorsal foi expressa como média +- erro padrão, e os dados analisados por Anova de 2 vias, seguida do post-hoc de Tukey.

Resultados

Não foram encontradas diferenças significativas no número de células PVB+ na camada granular do giro denteado e nas camadas piramidais CA1 e Ca2/3 do hipocampo dorsal nos diferentes grupos. Contudo, nos animais EA e SMEA houve redução no número de células PVB+ na camada molecular do giro denteado em relação aos animais C.

Conclusão

A SM não interferiu com o número de células PVB+ nas subregiões hipocampais analisadas. A redução no número de células PVB+ nos animais EA e SMEA foi observada apenas na camada molecular do giro denteado, uma região com baixa densidade neuronal e principal via de aferências para o hipocampo.

Palavras-chave

Parvalbumina, Separação materna, Enriquecimento ambiental

Área

Neurociência básica

Autores

SUELEN MERLO, JOSE INACIO LEMOS MONTEIRO CARVALHO, FELIPE NATALINO DOS SANTOS SEABRA, JORGE EDUARDO MOREIRA