Dados do Trabalho


Título

Transtorno Conversivo em Gestante: Um Relato de Caso

Apresentação do caso

Primigesta, 22 anos de idade, 17 semanas de gestação, retorna ao hospital para acompanhamento de pré-natal de alto risco devido a internação recente por quadro de hiperêmese gravídica. Refere persistência dos vômitos, principalmente pós-prandial, cerca de 3 episódios por dia. Relata que há cerca de 5 dias iniciou com quadro de tonturas associadas a parestesia em mãos e pés, além de perda de visão em campo nasal bilateral e intensificação dos vômitos. Durante a consulta, paciente referiu episódios de síncope e convulsão. Nega história prévia de hipertensão arterial, febre e uso de drogas lícitas ou ilícitas. Paciente encaminhada para internação obstétrica. Exames laboratoriais mostraram desidratação, hipoglicemia, hipomagnesemia e hipopotasemia. Solicitado RM de crânio sem contraste, devido a hipótese diagnóstica de hipertensão intracraniana idiopática. Receitado antieméticos, push de Mg e K, além de dieta para controle glicêmico. Resultado da RM de crânio sem alterações. Após 8 dias, novos exames laboratoriais mostram correção dos valores séricos dos eletrólitos e glicemia, sem demais alterações. Porém, a paciente ainda mantém as queixas de emése, parestesias e perda bilateral da visão. Encaminhada para avaliação psiquiátrica, sugerido sintomatologia ansiosa do tipo conversiva, foi receitado 20mg de Fluoxetina/dia, e necessidade de avaliação oftalmológica para descartar alguma doença orgânica que possa estar causando a perda de visão, também encaminhada para avaliação psicológica.

Discussão

Os sintomas do Transtorno Conversivo quase sempre se desenvolvem abruptamente, e o início muitas vezes está associado a um evento estressante. Tipicamente os sintomas envolvem déficits aparentes na função motora voluntária ou sensorial, além de outros sintomas que podem até mesmo sugerir convulsões. Todavia, é essencial investigar a fundo os sintomas relatados por estes pacientes a fim de descartar qualquer causa orgânica.

Comentários finais

O Transtorno Conversivo é, na maioria das vezes, um desafio diagnóstico para a equipe médica, podendo até mesmo causar atritos na relação da equipe com o paciente. Dessa forma, é importante que uma anamnese completa e detalhada, bem como exame físico, laboratoriais e complementares sejam realizados a fim de compreender com precisão a história que é contada, e excluir a possibilidade de causas orgânicas para estas manifestações.

Palavras-Chave

Transtorno Conversivo, Gravidez, Hiperêmese.

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

STEPHAN KUNZ, MARCELA MENEZES TEIXEIRA, CAMILA PATZLAFF, MATHEUS HENRIQUE ROTH, LUCAS GRANVILLE GARCIA MAYER, TIAGO PACZKO BOZKO CECCHINI, RENÉ OCHAGAVIA CHAGAS DE OLIVEIRA, IGOR SALVARO RAUPP