Dados do Trabalho


Título

O COMER EMOCIONAL, O DESCONTROLE ALIMENTAR E A RESTRIÇAO COGNITIVA EM UNIVERSITARIOS DE PORTO ALEGRE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Introdução

A pandemia da covid-19 trouxe consigo uma nova realidade: o isolamento social. Atrelado a este contexto, adaptações na rotina se fizeram necessárias para atenuar o enfrentamento deste novo período. Frente a esta realidade de incertezas, sentimentos como medo e ansiedade geraram mudanças no comportamento alimentar dos porto-alegrenses. Por conta das medidas adotadas pela Organização Mundial da Saúde, as faculdades passaram a ser integralmente online, essa nova realidade foi relacionada com maior nível de estresse para os estudantes.

Objetivo

Este estudo visa correlacionar o comer emocional, descontrole alimentar e restrição cognitiva com a situação de confinamento de estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de nível superior de Porto Alegre.

Método

Este é um subprojeto do projeto guarda-chuva, intitulado: Relação do comer intuitivo com o estado nutricional de universitários do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, a amostra foi composta por estudantes de universidades, ou centros universitários, de caráter público ou privado de Porto Alegre/RS, maiores de 18 anos. Os dados foram coletados de forma online, através de um formulário na plataforma Qualtrics xp. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética, todos os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foi utilizado o Three Factor Eating Questionnaire - R21 para avaliar os comportamentos de comer emocional, descontrole alimentar e restrição cognitiva. Trata-se de uma versão reduzida validada para a população brasileira do questionário original (contendo 21 perguntas) que representa uma medida válida e segura para mensurar as três variáveis descritas acima. Além disso, as medidas de comportamento alimentar foram correlacionadas com a situação de confinamento dos participantes respondida no formulário online.

Resultados

Foram incluídos 220 estudantes com média de idade de 26,5±7,7 sendo destes, 82,7% do sexo feminino. Para efetuar a análise dos dados, foi utilizado o Mann-Whitney que mostrou que a situação de confinamento tem efeito na restrição cognitiva (U=256; p<0,05), mas não no comer emocional (U=394,5; p>0,05) e no descontrole alimentar (U=512; p>0,05).

Conclusão

É possível perceber uma diferença entre os estudantes que permaneceram em casa, mantendo apenas deslocamentos pontuais e os que aderiram à mobilidade total. Sendo assim, os confinados em casa apresentaram menor restrição cognitiva quando comparados ao outro grupo.

Palavras-chave

Isolamento Social; Comportamento Alimentar; Universitários

Área

Neuropsicologia

Autores

ANA CORRÊA RUIZ, ALINE MAZONI MACIEL, CLARA DOS SANTOS ANDRADE, HELEN DÁVILA, MARTHINA STREDA WALKER, ANA MARIA PANDOLFO FEOLI