Dados do Trabalho


Título

ANALISE DE SEGURANÇA DE UM SUPLEMENTO ALIMENTAR A BASE DE GUARANA, L-CARNITINA E SELENIO PARA PACIENTES COM SINTOMAS DE FADIGA PELA ESCLEROSE MULTIPLA: UM ENSAIO CLINICO

Introdução

A fadiga é um sintoma que acomete diversos pacientes portadores de doenças crônicas, autoimunes dentre essas doenças uma delas a qual a fadiga acomete mais de 60 % desses pacientes, é a esclerose múltipla (EM) uma doença crônica do Sistema Nervoso Central (SNC), autoimune, desmielinizante. Diante disso, é de grande importância a busca por substâncias que sejam capazes de agir como atenuantes da fadiga, dessa forma um é de grande relevância testar a segurança de um suplemento à base de guaraná (Paullinia cupana), L-carnitina e selênio, o quais na literatura esses compostos sozinhos apresentam algum efeito antifadigante.

Objetivo

Analisar a segurança de um suplemento alimentar a base de guraná, L-carnitina e selênio para pacientes com sintomas de fadiga pela esclerose múltipla: um ensaio clinico.

Método

Ensaio clínico, duplo cego controlado por placebo, com 31 pacientes durante 12 semanas, com intervalo de 4 semanas para a próxima etapa, suplemento utilizado como um complemento para quaisquer tratamento em andamento. Foram analisados nesses pacientes como perfil de segurança: analises hepáticas, renais, proteicas e ácido úrico. E analisado a fadiga desses voluntários através de Escala de impacto de fadiga (MFIS).

Resultados

Não foram encontradas nenhuma alteração nos parâmetros avaliados seja esses renais como (ureia e creatinina), hepáticos (TGO e TGP), além de proteínas totais, albumina e ácido úrico. A redução média da pontuação MFIS em 12 semanas foi maior no braço do suplemento (26% dos suplementados -7% placedo, p = 0,75); da mesma forma, a proporção de respondentes foi maior com o suplemento (57% suplemento 40% placebo, p = 0,40), mas não atingiu significância estatística.

Conclusão

Sugere-se que o suplemento a base de guaraná, L-carnitina e selênio é seguro para aplicação humana com intuito de atenuação da fadiga em pacientes com esclerose múltipla. Nossos dados preliminares sugerem um possível benefício na redução da fadiga relacionada à esclerose múltipla e ajudam a informar o projeto de um estudo futuro, com potência suficiente para avaliar a eficácia deste suplemento dietético.

Palavras-chave

Antifadigante; Neurodegeneração; Antioxidante.

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

DANIELI MONTEIRO PILLAR, CIBELE FERREIRA TEIXEIRA, BARBARA OSMARIN TURRA, EULER ESTEVES RIBEIRO, RAQUEL DE SOUZA PRAIA, IVANA BEATRICE MANICA DA CRUZ, FERNANDA BARBISAN , DOUGLAS SATO , VERONICA FARINA AZZOLIN