Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇÕES DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADOLESCENTES TÍPICOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Introdução

As funções executivas (FE) têm sido associadas às habilidades de definir metas, planejar passos para atingi-las, tomar decisões, manipular informações, inibir comportamentos e distrações irrelevantes. A adolescência abarca tanto oportunidades de desenvolvimento como propensão a comportamentos de risco, sendo uma fase crucial no processo de desenvolvimento das FE. Porém, há poucos estudos sobre a estrutura das FE nesta população, bem como sobre instrumentos de avaliação e procedimentos de intervenção para essa faixa etária.

Objetivo

Esta revisão sistemática propôs-se a verificar quais intervenções de FE têm sido mais estudadas em amostras de adolescentes típicos.

Método

A busca no Pubmed contou com uma combinação de 32 palavras-chaves, com critérios de inclusão e exclusão, entre os anos de 2015 e 2020. Foram encontrados 315 artigos sobre o tema, dos quais 5 entraram para a discussão com base nos critérios de seleção e análises dos juízes.

Resultados

Observou-se, em relação às intervenções, que dois estudos fizeram adaptações curriculares com treino dos funcionários da escola, uma pesquisa interveio por meio de mensagens de apoio para tomada de decisão pelo celular, outra valeu-se de conselhos motivacionais e um estudo utilizou os programas Cogmed e MetaCogmed. Os resultados indicam que as duas intervenções em contexto escolar não obtiveram mudanças significativas nas FE dos adolescentes. Já a estimulação por mensagens de texto foi considerada eficaz, assim como os conselhos motivacionais na autorregulação dos participantes. Por fim, no estudo que utilizou os softwares para a estimulação da memória de trabalho, houve mudanças significativas nessa habilidade, bem como generalização para o contexto acadêmico, com melhor desempenho em matemática.

Conclusão

Observa-se grande escassez de intervenções direcionadas à promoção de FE em adolescentes e, dentre os estudos incluídos nessa revisão, três diferentes formas de intervenção revelaram resultados significativos. Mais pesquisas são necessárias, bem como o desenvolvimento de intervenções em contexto nacional.

Palavras-chave

Funções executivas, adolescentes; intervenções

Área

Neuropsicologia

Autores

LIANA NUNES GARCIA, CAROLINE CHIKOS LOPES, CAMILA FRAGOSO RIBEIRO, CHRISTIANE FERNANDA PONTES MARQUES, IVAN ZANETTI MOTA, LUIZA DE PADUA ALVES, ALESSANDRA GOTUZO SEABRA