Dados do Trabalho


Título

NIVEIS DE FATOR NEUROTROFICO EM BEBES PREMATUROS: UMA REVISAO SISTEMATICA E META-ANALISE

Introdução

Prematuridade é um fator de risco para mortalidade infantil e está associada a injúrias no desenvolvimento do sistema nervoso. Existem pesquisas em biomarcadores que podem ajudar a identificar um risco maior de desfechos negativos em bebês pré-termo. Fatores neurotróficos (NFs) são moléculas que possuem diferentes funções essenciais nos tecidos nervosos, mediando desenvolvimento, sobrevivência e manutenção das células. Diante disso, há um campo de pesquisa avaliando os níveis de NFs em amostras como diagnóstico e marcador de prognóstico em diferentes condições relacionadas ao desenvolvimento neuropsicológico em bebês pré-termo.

Objetivo

Por meio de uma revisão sistemática e meta-análise da literatura, buscamos comparar os níveis de BDNF, NGF, NT-3, NT-4 e GDNF entre o bebê a termo e o pré-termo, determinar e investigar os fatores implicados na variabilidade das estimativas do tamanho do efeito.

Método

A análise foi realizada em três bases de dados online, MEDLINE, PsycINFO e CINAHL. Um modelo de efeitos randomizados foi usado para calcular o padrão de diferença média dos níveis de fatores neurotróficos em bebês prematuros versus a termo dentro de um intervalo de confiança (IC) de 95%. Para explorar fontes de heterogeneidade, modelos de meta regressão foram implementados.

Resultados

Dezesseis estudos foram incluídos nesta meta-análise. Uma amostra combinada de 1.379 recém-nascidos pré-termo e 1.286 nascidos a termo foi avaliada. Identificamos uma redução significativa do BDNF (SMD = −0,32; IC 95%: −0,59, −0,06; p = 0,014) e do NT-3 (SMD = −0,31; 95% CI: −0,52, −0,09; p = 0,004) em bebês prematuros em comparação com bebês a termo. Não foi observada uma diferença significante nos níveis de NGF e NT-4 entre os grupos. Dado que apenas dois estudos foram gerados para os níveis de GDNF, nenhum modelo meta-analítico foi realizado. Modelos de meta-regressão revelaram o tipo de amostra (tecido da placenta, líquido cefalorraquidiano, sangue periférico e sangue do cordão umbilical) como um moderador significativo da heterogeneidade para meta-análise de BDNF. Nenhuma associação significativa foi encontrada para a semana gestacional, peso ao nascer e comorbidade clínica de recém-nascidos com tamanhos de efeito.

Conclusão

Nossos resultados indicaram que níveis mais baixos de BDNF e de NT-3 podem estar associados ao nascimento prematuro. Estudos futuros com tamanhos amostrais maiores devem investigar manifestações do neurodesenvolvimento resultantes da desregulação do fator neurotrófico entre bebês prematuros.

Palavras-chave

PREMATURIDADE, FATORES NEUTROFICOS, BIOMARCADORES

Área

Neurociência básica

Autores

EDUARDA MASCARENHAS MARDINI, FRANCIELI CRISTINA KREY, BRUNA ALVIM STOCCHERO, KERSTIN CAMILE CREUTZBERG, BERNARDO AGUZZOLI HEBERLE, SAULO GANTES TRACTENBERG , LI XIANG, WEI WEI, BRUNO KLUWE SCHIAVON, THIAGO WENDT VIOLA