Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇAO DE UM SERVIÇO DE APOIO EMOCIONAL A PACIENTES INTERNADOS POR COVID-19 E SEUS FAMILIARES

Introdução

A pandemia de COVID-19 no Brasil demandou diversos esforços de adaptação da rede de cuidado em saúde. Entre os quais, a atenção aos impactos negativos à saúde mental de pacientes internados e seus familiares.

Objetivo

Descrever as etapas e desafios da implementação de um serviço de apoio emocional a internados por COVID-19 em hospital universitário.

Método

Estudo descritivo e qualitativo, que levantou dados do diário de campo da equipe que organizou o serviço de Apoio Emocional (APEM)-COVID. As informações foram dispostas em ordem cronológica, revistas independentemente por 2 pesquisadores e descritas após consenso. As etapas foram apresentadas em tópicos, que relataram as ações, desafios e formas de enfrentamento das dificuldades.

Resultados

A partir de abril/20 observou-se crescente demanda de apoio psíquico a pacientes internados por COVID-19 e seus familiares. Foi realizado mapeamento das necessidades, que apontou como foco principal a situação de isolamento dos pacientes. Isto, agravado pela impossibilidade de visitas, contribuiu para sofrimento de pacientes e familiares. Como forma de enfrentamento, optou-se por privilegiar o uso de dispositivos eletrônicos móveis para atendimento. A sua efetivação esbarrou em dificuldades relacionadas à rede wifi do hospital, inexperiência de pacientes e familiares em utilizar tais recursos e limitações na divulgação do serviço de apoio. Problemas de rede foram mitigados pela ajuda do setor de informática que instalou novos pontos de internet de livre acesso. Para minimizar a resistência ao atendimento virtual, em junho/20 foram produzidos materiais informativos (vídeos e cartazes) para divulgação do APEM e tutorial para facilitação do acesso online. Houve crescimento da demanda por atendimento e ao grupo inicial de 7 residentes de psiquiatria foram acrescidos 14 residentes. Ao longo de 10 meses foram realizados atendimentos de apoio a pacientes internados, seus familiares, videochamadas entre pacientes e familiares e apoio aos enlutados. Neste período, 413 pacientes (74% dos internados) foram inseridos. A equipe de residentes e supervisores reuniu-se semanalmente para discussão dos casos, avaliação do serviço e ajustes frente às necessidades.

Conclusão

A agilidade na estruturação de serviço de apoio emocional, adaptado ao contexto de cuidado ao COVID-19 no ambiente hospitalar, demonstrou ser uma importante ferramenta a ser incorporada e aprimorada.

Palavras-chave

APOIO EMOCIONAL
COVID-19

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

LETICIA ROBERTA RODRIGUES, JENNYFER FERNANDA RODRIGUES DOMINGUES, LUCAS DA MATTA CUCCO, MARIA TERESA FERREIRA CORTES, JULIANA EVANGELISTA DANTAS, LAURA CIARAMELLO VIEIRA, CLARISSA DE ROSALMEIDA DANTAS, RENATA CRUZ SOARES DE AZEVEDO