Dados do Trabalho


Título

VERSAO BRASILEIRA DO NORTHWESTERN UNIVERSITY FAMOUS FACES TEST (NUFFACE-BR): ESTUDO DE CONCORDANCIA ENTRE EXAMINADORES.

Introdução

O NUFFACE foi criado para identificar o locus da falha nome-face e foi revisado para incorporar um formato de reconhecimento. O desenvolvimento de uma versão brasileira (NUFFACE-Br) depende de estudos psicométricos dada a heterogeneidade da população idosa a que ele se destina.

Objetivo

Avaliar estimativas de precisão pela confiabilidade interobservadores do NUFFACE-Br.

Método

33 controles cognitivamente saudáveis (Mini Exame do Estado Mental - MEEM, <23 para 1 a 7 anos de escolaridade e <26 para mais de 7 anos de escolaridade; Escala de Depressão Geriátrica - GDS≥5; Questionário de Atividades Funcionais Pfeffer - FAQ>5) responderam ao NUFFACE-Br que possui 4 tarefas: 1) nomeação facial; 2) descrição verbal dos fatos relacionados a face; 3) descrição verbal em resposta ao nome impresso; e 4) correspondência face-nome (formato de múltipla escolha). Selecionou-se 16 fotos e elaborou-se os critérios de correção do teste no estudo piloto. As respostas dos participantes foram agrupadas em categorias ilustrativas de cada pontuação e 2 examinadores (fonoaudiólogo e psicólogo com experiência em cognição) avaliaram a concordância dos procedimentos de pontuação desse grupo. Num primeiro momento, fez-se necessário a elaboração dos tipos de erros (Relacionado Semanticamente, Não-Relacionado Semanticamente, Similaridade Fonológica, "Não Sei" e Outros) dado a frequência de respostas desviantes associadas à baixa escolaridade dos participantes. Para o estudo de confiabilidade interobservadores utilizou-se o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) pelo método aleatório de duas vias para calcular o total de acertos das tarefas 1, 2 e 3.

Resultados

Os participantes tiveram média de 73 (± 8,7) anos, 6,5 (± 4,3) anos de estudo e 51,5% eram do sexo masculino. A confiabilidade interobservadores foi calculada referente a consistência da pontuação total para nomeação e reconhecimento de maneira independente (ICC). Obteve-se ICC= 0,996 (I.C. 95%, 0,991 – 0,998) na tarefa 1, ICC=0,946 (I.C. 95%, 0,852 – 0,977) na tarefa 2 e ICC= 0,936 (I.C. 95%, 0,822 – 0,973) na tarefa 3. Os valores obtidos demonstram excelente nível de concordância.

Conclusão

Os critérios avaliativos do NUFFACE-Br mostraram elevada concordância interobservadores para as pontuações totais das tarefas avaliadas. Dessa forma, há estimativas de precisão deste instrumento e estudos futuros irão completar as qualidades psicométricas para uso clínico do NUFFACE-Br.

Palavras-chave

faces famosas, testes neuropsicológicos, idosos.

Área

Neuropsicologia

Autores

MIRELA SILVA PROENÇA, GIOVANA BENASSI CEZAR, PATRÍCIA APARECIDA ZUANETTI, SILVIO R. B. DA SILVA FILHO, JULIO MORIGUTI, VITOR TUMAS, MARIA PAULA FOSS