Dados do Trabalho


Título

Cetamina na depressão: uma revisão literária

Introdução

A Depressão é um dos fenômenos psíquicos mais comuns da atualidade, nos últimos anos essa condição ficou conhecida como “Doença do Século” pelo crescente aumento no número de casos. Existem variações nos tipos de depressão e uma escalabilidade que varia entre leve, moderada e grave, conforme apresentação e persistência dos sintomas, bem como formas de manifestação e durabilidade dos quadros. No tratamento farmacológico do transtorno depressivo, a Cetamina vem demonstrando grande eficácia, modificando a conectividade de diversos circuitos corticais, desempenhando um papel crítico na determinação da consciência, do senso de si e dos principais sintomas depressivos.

Objetivo

Este texto consiste em uma revisão bibliográfica da literatura que visa avaliar a importância da Cetamina no sucesso do tratamento do transtorno depressivo, assim como sua eficácia e efeitos promissores.

Método

Foram realizadas buscas nas bases de dados tais como Pubmed, BVS- Psi, Instituto de Psiquiatria HCFMUSP e Associação Brasileira de Psiquiatria. Dentre os artigos publicados foram selecionados 18, em português e inglês, que atendiam aos critérios de inclusão para realizar a presente revisão.

Resultados

A Cetamina vem sendo associada a efeitos antidepressivos em estudos com modelos animais de depressão e com efeitos antidepressivos rápidos em estudos com humanos. As metanálises existentes convergem em assinalar a eficácia da Cetamina, a rapidez dos resultados e os efeitos sobre a ideação suicida; documentam também a segurança da Cetamina, com efeitos colaterais de pequena monta e baixa gravidade. A magnitude e a rapidez dos efeitos antidepressivos da Cetamina excedem, de fato, aqueles dos antidepressivos até agora aprovados pelas agências regulatórias, e têm se mostrado úteis até mesmo para pacientes que não responderam à eletroconvulsoterapia.

Conclusão

A Cetamina pode ser considerada uma opção válida e uma importante alternativa, com resultados satisfatórios, para o transtorno depressivo ao tratamento com base em suas vantagens em termos de rápido início de ação em sintomas depressivos centrais e sentimentos de desesperança. Poucos efeitos adversos psicoativos e hemodinâmicos transitórios também foram descritos. No entanto, a maioria dos efeitos secundários mencionados resolveram-se dentro de algumas horas após a infusão de Cetamina.

Palavras-chave

Depressão, Cetamina, Saúde Mental

Área

Transtornos do Humor

Autores

RAFAEL FURLAN SILVA FABRI, RICARDO VIEIRA NASSER, RODRIGO FURLAN SILVA FABRI, GUSTAVO MEDEIROS GONÇALEZ, ARTHUR PENIDO, KALIL DUAILIBI