Dados do Trabalho


Título

O impacto da qualidade do sono no desempenho acadêmico e em variáveis demográficas em alunos de Odontologia: estudo transversal

Introdução

O sono é uma necessidade básica do ser humano para o bom funcionamento do organismo, sendo diretamente relacionado a consolidação da memória a longo prazo, aprendizagem, tomada de decisão e pensamento crítico. Além disso, uma má qualidade de sono tem uma forte ligação com importantes comorbidades, incluindo severas patologias psicológicas, desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Dessa maneira, a pobre qualidade do sono afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo. Associado a isso, a pandemia de COVID-19 está relacionada a uma piora na qualidade de sono.

Objetivo

Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade do sono e fatores associados em estudantes de Odontologia durante a pandemia de COVID-19.

Método

Todos os alunos regularmente matriculados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas foram convidados a participar. Um questionário estruturado online foi aplicado para coletar as variáveis independentes. O desempenho acadêmico foi aferido por meio do histórico escolar, e a qualidade do sono foi avaliada pela escalada validada para o Português, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. A amostra foi dicotomizada em boa (pontuação total: ≤4) e pobre (pontuação total: ≥5) qualidade de sono. Análises ajustadas foram realizadas por meio de regressão de Poisson com variância robusta para avaliar a associação entre qualidade do sono e variáveis independentes. Foram realizadas análises independentes para alunos de graduação e pós-graduação.

Resultados

Pobre qualidade do sono foi detectada em 266 (65,2%) alunos, dos quais 228 (68,9%) e 38 (49,4%) eram alunos de graduação e pós-graduação, respectivamente. Quando considerados apenas os pós-graduandos, aqueles que referiram não ser chefe de família e serem não-brancos apresentaram, respectivamente, 4,39 (IC95%: 1,91–10,09) e 2,28 (IC95%: 1.23 – 4.21) vezes maior razão de prevalência (RP) para pior qualidade do sono. Pobre qualidade do sono foi associada ao menor desempenho acadêmico entre os alunos de graduação (RP: 0,94; IC95%: 0,89–0,99), mas não entre pós-graduandos (RP: 0,99; IC95%: 0,96–1,03).

Conclusão

Dessa forma, pode-se concluir que a pobre qualidade do sono foi altamente prevalente em estudantes de Odontologia, além de estar associada ao baixo desempenho acadêmico dos alunos de graduação e com aspectos demográficos dos alunos de pós-graduação.

Palavras-chave

Dissonias; Estudantes de Odontologia; Saúde do Estudante.

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

LUÍSA DE SOUZA MAURIQUE, MARIANA DA SILVA MUNÕZ, PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS, NATÁLIA MARCUMINI POLA, MAISA CASARIN, RAFAELA ZAZYKI DE ALMEIDA, FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ