Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS POSITIVOS DO ENSINO REMOTO: FLEXIBILIZAÇAO, OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM, E MAIOR CUIDADO COM A SAUDE.

Introdução

Devido à pandemia da COVID-19, os sistemas de educação passaram a utilizar a modalidade remota de ensino. Plataformas digitais como Google Meet, Zoom e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) foram adotados para garantir continuidade à educação. Contudo, há poucos estudos sobre essas.

Objetivo

Diante disso, a presente pesquisa visou avaliar a efetividade e os benefícios do ensino remoto.

Método

Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, na qual 39 universitários, na faixa etária de 18 a 60 anos responderam a um questionário elaborado pelas pesquisadoras no Google Forms. Esse questionário, composto por 23 questões, sendo a maioria do tipo escala Likert 5 pontos, abordou os seguintes aspectos: dados sociodemográficos, flexibilização, acesso aos conteúdos, oportunidades de aprendizagem, estresse, aprendizagem de forma geral.

Resultados

Da amostra, a maioria são mulheres (87,2%), na faixa etária entre 19 e 23 anos (56,4%) e solteiras (56,4%), cursando o 2º ou 3º semestres (87,6%). Apesar de 53,9% dos participantes estarem tão estressados, senão mais, com o ensino remoto em comparação ao presencial (53,9%), vários pontos positivos foram destacados pela maioria: 94,4% apontaram que a remotização do ensino facilitou o acesso ao conteúdo trabalhados em classe por meio das ferramentas AVA e drives, havendo uma maior organização dos materiais disponibilizados, segundo 58% da amostra. Além disso, 87,1% ressaltaram um maior acesso a cursos, palestras e congressos nacionais e/ou internacionais, contribuindo para o processo de aprendizagem. Apontaram também outras vantagens como: flexibilização (74,3%), o que os permitiu a escolha de quando e onde acessar as aulas; conforto (64,1%); mais tempo para dedicar à família (51,3%), prática de exercícios físicos e para os cuidados com a alimentação (69,2%). Contudo, diferentemente do esperado, apenas 46,2% usaram o tempo antes gasto com locomoção à universidade para aprofundar seus conhecimentos. Outro achado interessante é o benefício que pessoas tímidas (36%) tiveram com o ensino remoto, revelando um maior aproveitamento da aprendizagem.

Conclusão

Tais achados ressaltam que ensino remoto conta com aspectos positivos no que tange a oportunidades, flexibilização de tempo e local, acesso a informações e, maior cuidado com a saúde por meio da prática de exercícios físicos e cuidados com a alimentação. Tem se mostrado uma modalidade efetiva no processo de aprendizagem.

Palavras-chave

ensino remoto; aprendizagem; saúde

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

GABRIELA CANAL BRITO, BRUNA DE SÁ RORIZ FREITAS, JANINE ALBUQUERQUE NOGUEIRA, RAVI GABRIEL DE OLIVEIRA PONTE, ANDREA AMARO QUESADA