Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇÃO DE NEUROTOXICIDADE ATÍPICA INDUZIDA POR CEFEPIME

Apresentação do caso

C. A. O., 40 anos, 56 kg, sexo masculino, deu entrada na unidade hospitalar com sangramento anal volumoso. Histórico de adenocarcinoma de reto, sem demais comorbidades prévias ou uso de medicação contínua. No momento da admissão encontrava-se em tratamento quimioterápico neoadjuvante concomitante à radioterapia. Após investigação, suspeitou-se de sepse com foco urinário. Iniciada antibioticoterapia empírica com cefepime e, horas após introdução da droga, o paciente desenvolveu alterações neurológicas agudas condizentes com movimentos coreicos. Exame neurológico evidenciando confusão mental, disartria, movimentos em torção estática e de intenção em membros inferiores, tremor fino em ambas as mãos. Apresentava força grau V e hiperreflexia nos quatro membros. Sinais vitais dentro da normalidade. Sem evidência de distúrbio hidroeletrolítico, ácido-básico ou glicêmico. Tomografia computadorizada de crânio sem achados relevantes. Posteriormente, com a posse de urocultura e hemoculturas periféricas evidenciando Escherichia coli multissensível, foi reduzido o espectro para cefuroxima com melhora do quadro geral e neurológico.

Discussão

O cefepime é uma cefalosporina de 4ª geração e seus sintomas neurotóxicos, mesmo sendo bastante descritos, ainda se manifestam de formas atípicas. A neurotoxicidade advém da sua capacidade de transpor a barreira hematoencefálica e exibir antagonismo ao ácido ϒ-aminobutírico (GABA). Os sintomas neurotóxicos incluem: encefalopatia, alterações do nível de consciência, afasia, mioclonia, convulsões e coma. A coreia é uma hipercinesia gerada no sistema extrapiramidal de característica involuntária, irregular, sem finalidade, aleatória e arrítmica. Pode-se classificá-la de acordo com sua etiologia, início ou distribuição. A manifestação atípica de movimentos coreicos decorrentes de encefalopatia induzida por uso de cefepime é uma condição que se apresenta com manifestações clínicas variáveis, muitas vezes associada a outros distúrbios e, em decorrência disso, é por vezes negligenciada.

Comentários finais

O paciente em questão apresentou evento de confusão mental associado a movimentos coreicos, o qual atribuiu-se à neurotoxicidade induzida por cefepime, posto que após a suspensão do fármaco, mediante resultado das culturas, exclusão de diagnósticos diferenciais e controle do quadro séptico, a discinesia cessou. Assim, faz-se essencial conhecer os diagnósticos diferenciais causadores de coreia, bem como detectar possíveis efeitos adversos atípicos induzidos por drogas.

Palavras-Chave

Encefalopatia, Coreia, Antibacterianos

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

ANNA SOPHIA ALMEIDA GOUVEIA, LUCAS REIS OLIVEIRA, MARLON RUBINI TOAZZA