Dados do Trabalho


Título

COVID SINDROME DO PRIMEIRO PAR CRANIANO

Introdução

Anosmia ou hipoosmia nunca foram valorizadas na prática clínica. O Covid ensina sua importância. Substância Olfatória é quem dá estímulo ao Uncos-Hipocampo e Substância Periamigdalóide, sem este estímulo a Via Inconsciente do Circuito de Papez não tendo controle do Tálamo, entra em desordem e pode explicar a disfunção neuro endócrino imune secundária a disfunção da substância olfatória. Poderá ocorrer déficits de memória imediata, distúrbio do comportamento, depressão e disfunções imunes ou hormonais ou de cinesia. 20 pares de nervos que ascendem o Etmóide sem se cruzar aos bulbos olfatórios.

Objetivo

Importância da Substância Olfatória Novas perspectivas

Método

Revisão Bibliográfica e Engenharia Reversa

Resultados

O Efeito Covid se comporta como um odor persistente e não reconhecido em memória ou consciência, que se fixa na região pré lâmina crivosa (ou cribiforme), junto as fibras dos Nervos Olfatórios, impedindo que os potenciais de ação, ou seja, impulsos elétricos para os Bulbos Olfatórios e suas conecções desenvolvam as sinapses subsequentes, e por ser o único nervo craniano que não passa pelo tálamo ou tenha um controle de feedback excitador ou inibidor Talâmico reconhecido, poderá haver apenas os estímulos da Formação Reticular Ativadora Ascendente em estimulação ao Tálamo e Córtex, porém sem uma atividade sináptica adequada para ativar o Giro Temporal Lateral Medial através da Estria Lateral e ao Hipotálamo, Hipófise ou Giro do Cíngulo através da Estria Medial em suas porções anteriores.
A consequência se faz em hipoestimulação excitatória ou inibitória das conexões corticais, principalmente dos Lobos Parietais e Frontais em suas relações ao Sistemas Consciente ou o Sistema Inconsciente do Circuito de Papez.um bloqueio do estímulo do potencial de ação e secundária neutralização da Gamaglobulina olf induzido por uma hipercalcemia intracelular por liberação de Ca, ativando a Calciocalmodulina que hiperativara a Fosfodiesterase 5. Esta hiperatividade desencadeia um bloqueio da formação do AMP cíclico, neutraliza vias do bulbo olfatório com consequente hipoativação do Uncos de forma aleatória leva a descompensação arbitrária do Sistema Límbico e transtorno do Sistema Neuro-Endócrino-Imune. Ocorrerá apoptose tipo coagulativa por ação das carpasas.

Conclusão

Olfato é mais que cheiro ou gustação, é a percepção do que a visão, audição e tato lhe sugere, mas sem ele não tem discernimento, memória ou emoção. Controla a via inconsciente de Papez. Explica a Depressão, Demência e Parkinsonismos.

Palavras-chave

Olfato Fisiopatologia Covid

Área

Neurociência básica

Autores

RODRIGO RODRIGO RAMAOS