Dados do Trabalho


Título

Mentiras sinceras me interessam: A Pseudologia Fantástica na clínica psiquiátrica: Relato de Caso

Apresentação do caso

A Pseudologia Fantástica – ou mitomania - foi primeiramente descrita e conceituada por Delbruek em 1981. Ainda que não exista uma definição consolidada, existem características que chamam à atenção, dentre elas a falta de objetivo claro na narrativa, o protagonismo do narrador enquanto vítima ou herói e histórias hiperbolicamente detalhadas e fantasiosas. Por vezes, é difícil diferenciar a mitomania da simulação ou de transtornos factícios, porém, no caso do pseudólogos, as histórias são desproporcionais a recompensas externas óbvias, além de pluritemáticas – muito além de adoecimento ou sintomas físicos. OBJETIVO: A Pseudologia Fantástica é uma entidade nosológica pouco relatada na literatura, além disso, não consta nos sistemas classificatórios como DSM-V e CID-10. Esse relato tem como objetivo descrever um caso de Pseudologia fantástica para auxiliar no reconhecimento diagnóstico.

Discussão

T.O.S., feminino, 21 anos, admitida para internamento em hospital psiquiátrico com quadro de alucinações visuais e auditivas caracterizadas por crianças chorando, dizia ver o avô falecido e ouvi-lo dar-lhe comandos para que tentasse se matar. Havia relato de diversas tentativas de suicídio e dificuldade em manejar a raiva (quebrava objetos, saía a esmo). A narrativa da paciente era fantasiosa, e a história era incrementada a cada novo entrevistador, sempre com mais detalhes. Passou boa parte do internamento dormindo debaixo do leito pois, segundo ela, estava guardando lugar para o avô, a bisavó e o filho. História de abusos sexuais praticados pelo tio aos 13 anos, tendo sofrido um aborto à época. Ambiente familiar conflituoso. Na história patológica pregressa, relatava crises convulsivas, mal caracterizadas, o que também levantou hipótese de pseudocrises convulsivas. Pouco após a alta, foi atendida no Pronto Socorro com hemiplegia e ptose à direita. Realizada ressonância de crânio, sem alterações. O exame físico era inconsistente com acometimento neurológico, havia sinal de Hoover presente e a paciente tinha postura de la belle indeference, tendo recebido alta e encaminhamento para Psiquiatra no nosso serviço.

Comentários finais

A mitomania é uma entidade rara, que traz prejuízos funcionais graves. É fundamental compreender que o pseudólogo se utiliza da narrativa fantástica como mecanismo primitivo de defesa, entremeando a realidade com suas fantasias auto-engradecedoras, para enfrentar a sua situação de desamparo, depressão e pensamentos suicidas.

Palavras-Chave

Pseudologia fantástica; Mitomania; Personalidade histriônica

Área

Transtornos de Personalidade

Autores

KATIENE RODRIGUES MENEZES DE AZEVEDO, SAMILLA SOUSA MACEDO