Dados do Trabalho


Título

Janeiro Branco: acolhendo a pessoa em sofrimento mental na Atenção Básica

Introdução

Sabe-se que a Atenção Básica é a porta de entrada para o usuário e um local com demanda significativa de pessoas em sofrimento mental. Concomitantemente, há uma sensação de falta de capacitação por parte da equipe de saúde da Atenção Básica para atender pessoas em sofrimento mental e um grande potencial para fortalecimento de vínculo com os usuários por parte da Unidade de Saúde.

Objetivo

Desenvolver um plano de intervenção com enfoque no acolhimento dos usuários em sofrimento mental numa Unidade de Saúde de um município paranaense.

Método

O método utilizado foi a pesquisa-ação, em que foi identificada alta demanda do território no âmbito da saúde mental e uma escassez de capacitação por parte da equipe. O plano de intervenção incluiu quatro ações, que serão detalhadas nos resultados.

Resultados

A primeira ação do plano de intervenção foi a confecção de um vídeo educativo em saúde mental que teve como público-alvo os usuários da Unidade; o vídeo foi exibido na sala de espera da Unidade durante o dia do evento de divulgação da campanha, que ocorreu durante uma reunião de equipe no mês de Janeiro, visando alinhar a proposta dessa pesquisa-ação com os membros da equipe. A segunda ação foi a elaboração de um pôster educativo para os usuários com a temática do “Janeiro Branco”, deixado em exposição na sala de espera da Unidade durante todo o mês de janeiro. A terceira ação foi a elaboração de um flyer sobre como acolher uma pessoa em sofrimento mental na Unidade; houve, então, apresentação do flyer aos profissionais da Unidade na referida reunião de equipe e posterior aplicação de questionário aos participantes para avaliação do evento. Por fim, foram distribuídos bótons aos participantes para sensibilização sobre o tema. Todos os profissionais participaram do evento e responderam ao questionário, sendo o tema do acolhimento da pessoa em sofrimento mental e o vínculo terapêutico como ferramenta muito bem recebidos pelos participantes.

Conclusão

O objetivo de capacitação e sensibilização dos profissionais no tocante ao tema foi atingido. As ações de educação em saúde da comunidade - vídeo e pôster educativo – foram tímidas dadas as restrições sanitárias decorrentes da pandemia vigente. Para intervenções futuras, seria interessante explorar possibilidades de maior engajamento comunitário, visando ampliar o campo de alcance dos conhecimentos compartilhados com os usuários, bem como abordar temas específicos em saúde mental trazidos pelos participantes.

Palavras-chave

Saúde Mental; Acolhimento; Atenção Básica.

Área

Neurociência básica

Autores

ADRIANE GONCALVES MENEZES CHOINSKI, ANDREIA ASSMANN PETTRES