Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Cotard em paciente pós Covid-19: uma singular associação

Apresentação do caso

JNS, 43 anos, casado, trabalhador rural, sem comorbidades clínicas, deu entrada em unidade hospitalar após diagnóstico de covid-19, com piora de quadro clínico, sendo necessária internação em unidade de terapia intensiva (UTI). Após alta de UTI para leito de enfermaria, JNS apresentou quadro de despersonalização, sentia que seu rosto não era mais o mesmo, seus olhos e seus cabelos não o pertenciam, acreditava estar sem garganta e sem estômago, recusando-se a se alimentar até mesmo pela sonda nasoenteral, diante da crença de não possuir mais sistema digestivo, quadro compatível com a Síndrome de Cotard (SC). Sua história psicopatológica prévia parecia compatível com transtorno afetivo bipolar (TAB), sem diagnósticos ou tratamentos anteriores. Diante do quadro, iniciou-se uso de carbonato de lítio 600 mg/dia e haloperidol 5 mg/dia, com remissão de quadro psicótico cerca de uma semana após.

Discussão

A SC é uma rara alteração do pensamento, caracterizada por delírios de negação e delírios niilistas, nos quais o paciente nega a existência de seu corpo ou de partes dele, acredita estar morto e condenado à imortalidade, fadado ao sofrimento. Costuma estar associada a transtornos de humor, especialmente depressão uni ou bipolar, porém, também é descrita em quadros de esquizofrenia, catatonia, transtornos neurocognitivos e uso de substâncias. Ainda que careçam de mais estudos, alterações neuropsiquiátricas têm sido observadas em pacientes acometidos por covid-19, principalmente nos primeiros 6 meses de convalescença, sendo tanto mais prevalentes quanto maior a gravidade de complicações e a necessidade de internação em UTI. Sintomas psicóticos tem sido relatados em sobreviventes de quadros severos de covid-19, seja como piora de quadro psicopatológico de base ou mesmo como primeiro diagnóstico. Embora portador de TAB sem tratamento prévio, JNS apresentou quadro típico de SC sem caracterizar episódio depressivo, maníaco ou hipomaníaco, parecendo plausível, desta forma, atribuir tal alteração ao quadro pós-covid. A despeito de sintomas psicóticos serem observados em pacientes após covid-19, até o presente momento, não identificamos, na literatura vigente, nenhum relato de SC associada a infecção pelo novo coronavírus.

Comentários finais

A despeito de ainda se conhecer pouco sobre as sequelas neuropsiquiátricas da infecção pelo novo coronavírus, é notória a singularidade do caso apresentado, uma vez que associa uma clássica, porém rara, descrição psiquiátrica a um paciente pós covid-19.

Palavras-Chave


PSICOSE
COTARD
COVID-19

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

VANESSA LOCATELLI PIETROBELLI, ROGÉRIO TOMASI RIFFEL, RAFAEL MOTA DO NASCIMENTO