Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIAS PERINATAIS E SAUDE MENTAL EM GRAVIDAS E PUERPERAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Introdução

Dados preliminares apontam para uma piora da saúde mental perinatal durante a pandemia. Concomitantemente, e no sentido de conter a disseminação do vírus, mudanças nos cuidados pré- e pós-natais têm sido reportados, especificamente o adiamento ou cancelamento de consultas médicas e restrições na presença de acompanhante durante o parto.

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo caracterizar a relação entre mudanças nos cuidados e saúde mental de grávidas e puérperas, durante a pandemia de COVID-19.

Método

A amostra é composta por 268 grávidas e 597 puérperas, entre 18 e 44 anos de idade. Foram administrados (online) o Questionário de Impacto do Coronavírus nas Experiências Perinatais (COPE-IS), Questionário de Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD-7), e a Escala de Depressão Pós-natal de Edimburgo (EPDS).

Resultados

O cancelamento de visitas para conhecer o hospital/maternidade (52.6%), a alteração no formato dos cuidados pré-natais (49.6%), e o cancelamento/redução da frequência das visitas pré-natais (21.6%) foram as principais alterações reportadas pelas grávidas. Por sua vez, 35.8% das puérperas reportaram que as suas pessoas de apoio (ex: parceiro, família) não puderam participar do parto. No pós-parto, 98% das puérperas também reportaram mudanças, principalmente não poderem receber a visita de família e amigos (95.5%), não ter oportunidade de falar sobre sentimentos de tristeza/angústia/humor após o parto (38.7%), e não ter apoio à amamentação após a alta hospitalar (24.3%). Sintomas de depressão clinicamente significativos (EPDS ≥ 13) foram reportados por 37.7% das grávidas e 47.2% das puérperas, e níveis clinicamente significativos de ansiedade (GAD-7 ≥ 10) em 34.3% das grávidas e 41.9% das puérperas. Nas grávidas, um maior número de mudanças experienciadas estava associado a mais sintomas de depressão e ansiedade, enquanto o cancelamento/redução da frequência das visitas pré-natais se correlacionou com níveis mais elevados de sintomas de depressão. No grupo das puérperas, níveis mais elevados de depressão e ansiedade estavam associados a um maior número de alterações nos planos do parto e nas experiências pós-natais, mais especificamente em mudanças relacionadas com suporte social e bem-estar emocional, e acompanhamento médico no pós-parto.

Conclusão

Este é o primeiro estudo mostrando relação entre mudanças nos cuidados perinatais e indicadores de ansiedade e depressão em grávidas e puérperas durante a pandemia por COVID-19.

Palavras-chave

Pandemia COVID-19; Experiências perinatais; Saúde mental

Área

Transtornos do Humor

Autores

VERA LÚCIA ESTEVES MATEUS, PAULA RACCA SEGAMARCHI, ANA ALEXANDRA CALDAS OSÓRIO