Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO ENTRE SUPORTE SOCIAL, ESTRESSE ACADEMICO E COMPORTAMENTOS DE VIOLENCIA AUTO INFLIGIDA ENTRE UNIVERSITARIOS PERNAMBUCANOS

Introdução

As demandas da vida acadêmica, nem sempre são fáceis, as rotinas intensas, a sobrecarga de atividades e as projeções incertas sobre o futuro profissional podem comprometer a saúde mental dos estudantes. Nesse cenário, o estresse acadêmico e a falta de percepção do suporte social são fatores que podem aumentar os riscos de comportamentos autodestrutivos no meio acadêmico.

Objetivo

Avaliar a associação entre suporte social, estresse acadêmico e violência auto infligida entre universitários pernambucanos.

Método

Estudo devidamente aprovado por comitê de ética (parecer nº 2.581.563), observacional de corte transversal, descritivo com amostra probabilística de 329 universitários, com idade entre 18 a 65 anos, regularmente matriculados no primeiro ano de ensino, em cursos de graduação de uma universidade pública do estado de Pernambuco.

Resultados

A prevalência da tentativa de suicídio na amostra foi expressiva (16,4%), sendo, mais frequente entre os estudantes com alta percepção do suporte social (23,1%), sendo essa variável significativa (p=0,027). O índice do esgotamento dos universitários frente às atividades foi pertinente (20,4%), sendo mais comum entre os acadêmicos com alta percepção do suporte social (27,9%). A prevalência de pensamentos suicidas na amostra foi expressiva (43,8%), sendo os estudantes com alta percepção do suporte social (46,2%) com maior nível de ideação. A prática auto lesiva foi mais comum nos indivíduos com maior percepção do suporte social (18,3%).No que diz respeito à desilusão com o curso, a amostra revelou incidência de (23,4%), sendo mais frequente entre os discentes com menor percepção do suporte social (26,2%). O estresse acadêmico foi expressivo na amostra (69,3%), sendo mais frequente nos acadêmicos que percebiam um maior suporte social (76%).

Conclusão

Apesar da importância do suporte social, não identificamos menores incidências das violências auto lesivas, pensamentos ou ideações nos indivíduos em acadêmicos com maior percepção do suporte social, sendo assim, identificamos uma heterogeneidade na relação entre suporte social e violência auto infligida e estresse acadêmico. Além disso, houve associação significativa entre a tentativa de suicídio e os jovens com alta percepção do suporte social. Todavia, identificamos que indivíduos com menor suporte social apresentaram maior desilusão com o curso.

Palavras-chave

Apoio Social; comportamento autodestrutivo; Saúde do Estudante

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA, FABIANO DOS SANTOS, GUILHERME BRAZÃO, PERICLES BEZERRA DE FREITAS JUNIOR, RITA DE CÁSSIA HOFFMANN LEÃO, RENATA ALVES DE SOUSA, EVERTON BOTELHO SOUGEY