Dados do Trabalho


Título

UM COMPLEMENTO AO CIRCUITO DE PAPEZ FISIOPATOLOGIA DAS CONSEQUENCIAS NEUROLOGICAS SECUNDARIAS A INFECÇAO POR SARS – COV 2 COVID 19 UMA PROPOSTA DE COMPREENSAO DE DOENÇAS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇAO TERAPEUTICA

Introdução

Lhes convido a conhecer o Olfato.
Disfunções do sistema olfatório se demonstraram de forma exuberante durante a atual Pandemia de SARS-COV 2 Covid 19.
Porém o Olfato nunca foi, de certa forma, valorizado na prática clínica.
O Efeito Covid se comporta como um odor persistente e não reconhecido em memória ou consciência, que se fixa na região pré lâmina crivosa (ou cribiforme), junto as fibras dos Nervos Olfatórios, impedindo que os potenciais de ação, ou seja, impulsos elétricos para os bulbos olfatórios e suas conecções desenvolvam as sinapses subsequentes, e por ser o único nervo craniano que não passa pelo tálamo ou tenha um controle de feedback excitador ou inibidor Talâmico reconhecido, poderá haver apenas os estímulos da formação reticular ativadora ascendente em estimulação ao tálamo e córtex, porém sem uma atividade sináptica adequada para ativar o giro temporal lateral medial através da Estria Lateral e ao Hipotálamo, Hipófise ou Giro do Cíngulo através da Estria Medial em suas porções anteriores. A consequência se faz em hipoestimulação excitatória ou inibitória das conexões corticais, principalmente dos Lobos Parietais e Frontais em suas relações ao Sistemas Consciente ou Sistema Inconsciente do Circuito de Papez.

Objetivo

Importância do Olfato em relação ao Covid 19 e outras situações.

Método

Revisão Bibliográfica e Engenharia Reversa

Resultados

O Covid interfere em setores de Memória, Comportamento, Sistema Nervoso Autônomo, Sistema Endócrino e Imune ou Cinesia, podendo ser de forma simétrica ou assimétrica, uni ou bilateral conforme o acometimento os receptores odoríferos, induzindo a um bloqueio do estímulo do potencial de ação e secundária neutralização da Gamaglobulina olf induzido por uma hipercalcemia intracelular por liberação de Ca, ativando a Calciocalmodulina que hiperativara a Fosfodiesterase 5.
Esta hiperatividade desencadeia um bloqueio da formação do AMP cíclico e neutraliza as vias do bulbo olfatório com consequente hipoativação do Uncos de forma aleatória leva a descompensação arbitrária do Sistema Límbico e transtorno do Sistema Neuro-Endócrino-Imune. Ocorrerá apoptose tipo coagulativa por ação das carpasas. Hidroxicloroquina, um fármaco com ação de inibir a Fosfodiesterase 5 e com ação modulatória na ECA – 2.

Conclusão

Por engenharia reversa, o Olfato nos faz compreender o que Charcot, Broca, Bard, Papez, Maclean nos ensinaram. Sem o olfato se perde a emoção de respirar. Uma epidemia de depressão e déficits de memória devido ao dano da substância olfatória

Palavras-chave

Olfato Covid Fisiopatologia

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

RODRIGO RODRIGO RAMOS