Dados do Trabalho


Título

A INFLUENCIA DA REDUÇAO FARMACOLOGICA DA PROLACTINA NA RESPONSIVIDADE PARENTAL A VOCALIZAÇAO DE FILHOTES RECEM-NASCIDOS

Introdução

O cuidado parental é descrito na literatura como uma forma de investimento que inclui todas as atividades dos pais dirigidos à descendência, com a finalidade de garantir a sobrevivência e crescimento da prole. Nos mamíferos, a mãe aparece como o cuidador preferencial, no entanto, em algumas espécies, o macho e outros membros do grupo participam diretamente dos cuidados aos filhotes como é o caso do nosso sujeito de estudo, o sagui comum Callithrix jacchus.

Objetivo

Avaliar a influência da redução farmacológica da prolactina na resposta comportamental de machos adultos quando expostos a vocalização de infantes de sagui, Callithix jacchus não aparentados

Método

Foram utilizados 8 machos de sagui nascidos em cativeiro e pertencentes ao Núcleo de Primatologia da UFRN. Todos os animais utilizados eram adultos e alojados em gaiolas individuais ou com seus grupos familiares, mas na ausência de filhotes recém-nascidos nas gaiolas. A inibição farmacológica da prolactina foi realizada pela administração da bromocriptina (agonista dopaminérgico). Em cada animal foi administrado o agonista dopaminérgico (0.5 mg/kilograma de peso corporal de bromocriptina subcutânea) ou o veículo (0.5 ml de solução de etanol a 10%) duas vezes por dia, durante três dias consecutivos antes do teste com a vocalização(play back) do infante. Sendo assim, os animais foram testados 3 vezes com a bromocriptina e 3 vezes com o veículo (controle) quando expostos à vocalização do filhote por meio de um gravador profissional.

Resultados

Os resultados obtidos mostraram que os animais responderam de forma diferente entre as condições testadas (veículo x bromocriptina). Os machos de sagui se aproximaram, se afastaram, se deslocaram mais e passaram mais tempo próximo à fonte sonora após a administração do veículo (condição controle) do que quando administrados com a bromocriptina.

Conclusão

Assim, sugere-se que a prolactina pode ser importante para facilitar a responsividade aloparental dos animais ao estímulo do infante, mas não é essencial para a sua expressão sendo outros fatores envolvidos na modulação desse comportamento como a experiência prévia no cuidado.

Palavras-chave

BROMOCRIPTINA; CUIDADO PARENTAL; PROLACTINA

Área

Psicofarmacologia

Autores

MARICELE NASCIMENTO BARBOSA, MARIA TERESA SILVA MOTA, MARCELA NASCIMENTO BARBOSA