Dados do Trabalho


Título

COMPORTAMENTO SUICIDA ENTRE UNIVERSITARIOS PERNAMBUCANOS: UMA ANALISE COMPARATIVA DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE MEDICINA E ENGENHARIA

Introdução

Historicamente, os cursos de graduação no Brasil enfrentam desafios em conciliar as diretrizes curriculares nacionais com as demandas psicossociais dos estudantes. Nesse sentido, a investigação desses comportamentos e condutas é de extrema importância com vistas à redução dos desfechos trágicos e sobretudo para melhoria da qualidade de vida dessa população.

Objetivo

Descrever a prevalência do comportamento suicida entre estudantes dos cursos de medicina e engenharia de uma universidade pública do estado de Pernambuco.

Método

Trata-se de um estudo transversal descritivo e exploratório,devidamente aprovado por comitê de ética (parecer nº 2.581.563), conduzido em uma universidade pública do estado de Pernambuco, com uma amostra probabilística devidamente calculada de estudantes com idade superior a 18 anos, oriundos dos cursos de medicina e engenharia do 1 ao terceiro ano da graduação. Foram excluídos alunos com diagnóstico psiquiátrico ou com frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Para coleta de dados foi utilizado o Mini International Neuropsychiatric InterviewI 5 módulo C sobre o comportamento e risco de suicídio. A coleta de dados ocorreu em sala de aula no contraturno das atividades. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, a partir do teste do Qui-quadrado de Pearson, levando em consideração uma diferença significativa de 5,0%.

Resultados

A amostra final foi constituída de 182 estudantes. Desses, 49,4% são do curso de medicina e 50,6% de engenharia. A prevalência de risco de suicidio foi de 39,5% para toda a amostra Na análise por grupos, a prevalência foi maior entre os estudantes de engenharia 19,6%. Em relação à ideação suicida, 18,5% dos estudantes de engenharia relataram já terem pensado a respeito. Por último no que tange a tentativa de suicídios, as porcentagens encontradas foram de 8,9 e 13%, dos estudantes de medicina e engenharia respectivamente. Houve associação entre a presença de ideação ativa de suicídio (Q1 e Q2) para os estudantes do curso de Engenharia (p(1) < 0,001) e para o risco de suicídio neste mesmo grupo p(1) < 0,001).

Conclusão

Nessa perspectiva, entende-se que os fatores estressores da graduação tornam-se um expoente para o comportamento suicida, principalmente, dentre os aspirantes a engenheiros. Dessa forma, percebe-se que apesar dos estudantes de medicina possuírem comprovadamente elevados prejuízos à saúde mental durante o curso, é necessário, também, maior atenção ao âmbito psicológico dos acadêmicos de engenharia.

Palavras-chave

Ideação suicida, Tentativa de Suicídio,Saúde do Estudante

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

TATIANA PAULA SANTANA SILVA, TATIANA PAULA SANTANA SILVA, ARELY PRISCILA GOMES MARTINS, ARELY PRISCILA GOMES MARTINS, JÚLIA LIMA VIEIRA, JÚLIA LIMA VIEIRA, VICTÓRIA KAROLLYNNE VASCONCELOS BASÍLIO, VICTÓRIA KAROLLYNNE VASCONCELOS BASÍLIO, VINÍCIUS GABRIEL XAVIER DA COSTA, VINÍCIUS GABRIEL XAVIER DA COSTA, EVERTON BOTELHO SOUGEY, EVERTON BOTELHO SOUGEY