Dados do Trabalho


Título

Esquizofrenia de início tardio e o papel da Covid-19 no agravamento dos transtornos psiquiátricos

Apresentação do caso

Homem, 68 anos, encaminhado da cidade de origem ao serviço de internação psiquiátrica, acompanhado dos filhos, devido delírios persecutórios, agressividade, alucinações visuais, auditivas e cenestésicas, insônia e comportamento desorganizado.
O quadro teve início aos 65 anos e um ano após foi levado para a primeira avaliação psiquiátrica, sendo iniciado haloperidol via oral, com melhora parcial dos sintomas. Entretanto, logo depois passou a recusar a tomada da medicação, abandonando o tratamento.
Possui histórico de abuso de álcool e violência física doméstica, mas nunca havia apresentado sintomas psicóticos, nem transtornos de humor no decorrer da vida. Um dos irmãos já passou por internação psiquiátrica, mas seu diagnóstico não é conhecido. Não apresenta outras comorbidades ou traumatismo craniano, nega uso de substâncias ilícitas. Encontra-se internado desde 05/03/2021, sob hipótese diagnóstica de esquizofrenia paranoide com diagnóstico diferencial de transtorno mental devido a lesão e disfunção cerebral e a doença física. Não apresenta alteração nos exames laboratoriais ou na tomografia de crânio solicitados na admissão. Iniciado haloperidol e clonazepam e progredida dose do antipsicótico, com resposta parcial nos delírios e alucinações, porém piora dos sintomas negativos. No 19º dia de internação foi diagnosticado com Covid-19, sendo realizado manejo clínico na própria instituição. Trocado haloperidol por risperidona e, após, por olanzapina, devido agravamento dos sintomas psicóticos, sem boa resposta terapêutica. Optado por introduzir clozapina, atualmente em progressão de dose.

Discussão

A esquizofrenia de início tardio foi descrita por Bleuler em 1978 e hoje é estimado que 23,5% dos casos se iniciem após os 40 anos, sendo 0,1% a 0,5% após os 65 anos. O diagnóstico é controverso e a literatura carece de estudos na área. Pacientes com início de quadro psicótico tardio necessitam de extensa investigação complementar a fim de excluir diagnósticos diferenciais de base orgânica. Destaca-se também a relação entre a piora dos sintomas psicóticos e a infecção pelo Covid-19.

Comentários finais

Paciente com primeiro episódio psicótico aos 65 anos, sem alterações clínico-laboratoriais ou em exame de imagem que sugiram doenças primárias, diagnosticado a princípio com esquizofrenia de início tardio. Esse trabalho visa discutir a entidade nosológica dentro da prática clínica e a relação de agravo dos transtornos mentais pela Covid-19.

Palavras-Chave

Esquizofrenia; Covid-19; psicogeriatria.

Área

Esquizofrenia/Psicoses

Autores

BRUNA PARUSSOLO BORDON, CAROLINA TIEMI MOREIRA SUGAI, KLEBER FRANCISCO MENEGHEL VARGAS