Dados do Trabalho


Título

Síndrome catatônica de etiologia não-psiquiátrica: a importância da investigação diagnóstica diante a manifestações neuropsiquiátricas

Apresentação do caso

Mulher, 26 anos, admitida em hospital devido mutismo e estupor iniciados após conflito conjugal ocorrido na semana do evento. Vinha apresentando cefaleia há sete dias e picos febris há três. Ausência de antecedentes clínicos ou psiquiátricos. Solicitada avaliação psiquiátrica sob hipótese de transtorno dissociativo com sintomatologia catatônica. Ao exame: consciente, não colaborativa, mutismo acinético, mantinha contato visual, reflexos e tônus preservados, sem flexibilidade cerácea e sem déficits focais ou meningismo. Diante da necessidade de se descartar etiologia não-psiquiátrica, foi solicitada avaliação neurológica. Realizada coleta de líquor, apresentando leucocitose com predomínio linfocitário, sem demais alterações. A tomografia de crânio da admissão evidenciava áreas de hipodensidade em núcleos da base à esquerda. Já a ressonância magnética distinguia múltiplos focos de hipersinal distribuídos bilateralmente em região fronto-parietal, núcleos da base, corpo caloso e cerebelo. Iniciado tratamento empírico para encefalite viral, ao qual apresentou boa resposta, estando assintomática após uma semana de tratamento. Estava em programação de alta quando voltou a apresentar quadro clínico semelhante ao da admissão, evoluindo com crise convulsiva, hipertemia e pico pressórico. Em nova punção lombar, líquor de característica hemática, e neuroimagem apresentando hemorragia subaracnóidea. Arteriografia demonstrando aneurisma sacular de artéria cerebral anterior. Foi encaminhada para o serviço de neurocirurgia, onde necessitou de internação em unidade de terapia intensiva, recebendo alta 65 dias após, com sequelas motoras importantes.

Discussão

A catatonia é um distúrbio psicomotor complexo que pode cursar com mutismo, estupor, flexibilidade cerácea, ecolalia e estereotipias motoras. Foi descrita em 1874 por Kahlbaum e durante muito tempo relacionada apenas aos quadros de esquizofrenia, embora também possa ocorrer nos transtornos de humor, transtornos dissociativos e quadros de etiologia não-psiquiátrica. Requer cuidados especiais e investigação minuciosa, em especial nos pacientes sem história psiquiátrica prévia, a fim de exclusão de causas estruturais.

Comentários finais

Este trabalho tenciona discutir a investigação da catatonia na avaliação psiquiátrica, tendo como exemplo o relato de uma jovem com encefalite viral e hemorragia subaracnóidea apresentando sintomatologia catatônica que inicialmente se presumia de origem psicogênica.

Palavras-Chave

Catatonia; encefalite; mutismo acinético.

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

BRUNA PARUSSOLO BORDON, KLEBER FRANCISCO MENEGHEL VARGAS, AMANDA LOUREIRO DE TOLEDO TROIAN, ALINE MIZUTA KOZOROSKI KANASHIRO