Dados do Trabalho


Título

SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSAO EM PUERPERAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Introdução

A pandemia de COVID-19 resultou em medidas de distanciamento social e um significativo impacto negativo na saúde mental da população. Mulheres no período perinatal estão particularmente suscetíveis a um impacto adverso no seu bem-estar psicológico durante a pandemia, tendo os estudos internacionais realizados até ao momento reportado elevadas taxas de prevalência de sintomas de depressão e ansiedade neste grupo da população. Problemas de saúde mental no período perinatal estão associados a desfechos maternos e infantis mais adversos, como prejuízos na qualidade da interação mãe-bebê, além de prejuízos para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo da criança. Apesar da relevância do tema, que seja do nosso conhecimento, nenhum estudo foi publicado até ao momento examinado o impacto do contexto pandêmico na saúde mental de puérperas no Brasil.

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo analisar a sintomatologia de depressão e ansiedade em mulheres puérperas, com um bebê de 6 meses de idade ou menos, durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.

Método

Participaram deste estudo 560 mulheres, provenientes das cinco regiões do Brasil, com idades entre 18 e 44 anos (M = 31.8; DP = 5.2), e que tinham um bebê com até 6 meses de idade (M = 102 dias; DP = 52.0). Este estudo consistiu no preenchimento de um questionário online entre 1 de julho e 14 de novembro de 2020. Foram usados o Questionário de Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD-7) e a Escala de Depressão Pós-Natal de Edimburgo (EPDS).

Resultados

Os resultados mostraram que 48% das participantes reportaram níveis clinicamente significativos de depressão (EPDS ≥ 13), enquanto níveis clinicamente significativos de ansiedade (GAD-7 ≥ 10) foram registrados em 42% dos casos. Além disso, 33.9% das participantes apresentaram sintomas comórbidos de ansiedade e depressão.

Conclusão

Os resultados sugerem um efeito negativo significativo causado pela pandemia de COVID-19 na saúde mental de mulheres no período perinatal, tal como demonstrado em estudos realizados em outros países. A pandemia de COVID-19 pode ser considerada, desta forma, um momento sem precedentes para as mulheres no puerpério. Assim, é prioritária a definição de programas baseados em evidências direcionados a prevenção e intervenção na saúde mental perinatal durante o atual período pandêmico, considerando tanto a saúde mental da mulher, quanto no impacto o desenvolvimento geral dos bebês.

Palavras-chave

pandemia COVID-19; saúde mental; puérperas

Área

Transtornos do Humor

Autores

PAULA RACCA SEGAMARCHI, VERA LÚCIA ESTEVES MATEUS, ANA ALEXANDRA CALDAS OSÓRIO