Dados do Trabalho


Título

PERFIS NEUROPSICOLÓGICOS EM PACIENTES COM DEMÊNCIA POR DOENÇA DE ALZHEIMER LEVE

Introdução

Ao longo dos anos, novas tecnologias tornam o diagnóstico biológico da Demência de Alzheimer mais acurado. Entretanto, o estabelecimento de prognóstico de cada caso ainda é um grande desafio, pois existem diversos perfis cognitivos em um mesmo diagnóstico. Também, não há um padrão bem definido para um perfil cognitivo que seja capaz de predizer de forma clara os prejuízos funcionais. Nesse sentido, uma melhor compreensão sobre os fenótipos cognitivos pode auxiliar no estabelecimento evolutivo provável da Demência de Alzheimer.

Objetivo

Este trabalho visa identificar perfis cognitivos com base no padrão neuropsicológico de pacientes com provável Demência de Alzheimer, considerando pacientes da variante amnéstica em estágio inicial, e comparar seus desfechos funcionais.

Método

O estudo foi realizado com 134 participantes de ambulatório de referência. Foi realizado um exame neuropsicológico abrangente com a finalidade de avaliar as seguintes habilidades cognitivas: inteligência; memória; função executiva; velocidade de processamento; linguagem; habilidade visuoespacial. Além disso, foram avaliados os desfechos funcionais referente ao autocuidado e atividades instrumentais de vida diária. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma análise de agrupamento dos dados com o desempenho dos participantes durante a avaliação cognitiva, no qual, foi utilizado o método hierárquico Ward.

Resultados

A análise dos dados permitiu a classificação em cinco principais fenótipos cognitivos. A comparação geral, realizada pelo teste de Kruskal-Wallis, sugere que os agrupamentos encontrados diferem nos instrumentos da avaliação neuropsicológica. Os perfis cognitivos encontrados, variaram em relação à habilidade comprometida e/ou preservadas, assim como à gravidade do comprometimento. Posteriormente foram comparados os prejuízos funcionais dos agrupamentos por meio da Escala Geral de Atividade de Vida Diárias. Os resultados indicam que os perfis cognitivos encontrados se diferenciam em atividades básicas, mas não em atividades instrumentais.

Conclusão

Existem distintos perfis cognitivos nos pacientes com provável Demência de Alzheimer. Foram identificados cinco principais perfis que se diferenciam em relação à gravidade dos sintomas e habilidades comprometidas. Além disso, o modelo proposto sugere que o grau de comprometimento e nível de educação influencia na dependência para realização de atividades básicas, principalmente no prejuízo em tarefas que envolvem habilidades atencionais simples e visuoespaciais.

Palavras-chave

Demência de Alzheimer; Perfis Cognitivos; Avaliação Neuropsicológica

Área

Neuropsicologia

Autores

BRUNA FULGENCIO DIAS, RAFAELA TEIXEIRA DE ÁVILA, MÔNICA VIEIRA COSTA, LAURA DA SILVA KRUEGER, JONAS JARDIM DE PAULA, MARIA APARECIDA CAMARGOS BICALHO