Dados do Trabalho


Título

APLICAÇÃO DO PROGRAMA APRENDIZ ATENTO EM CRIANÇAS COM TEA DE IDADE PRE-ESCOLAR NO AMBULATÓRIO DE COGNIÇÃO SOCIAL DA UNIFESP (TEAMM): DADOS PRELIMINARES.

Introdução

Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por prejuízos na comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos apresentado desde o início da vida da criança. Além disso, existe uma alta frequência de comorbidades, de 30 – 80% entre crianças com TEA que atendem aos critérios do transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH), o que gera um maior comprometimento dos comportamentos adaptativos e qualidade de vida quando comparado a indivíduos com TEA sem comorbidades. A desatenção e a impulsividade, assim como os comportamentos desafiadores se tornam mais evidentes na idade escolar. “Attentive Nursery” ou Aprendiz Atento é um programa desenvolvido em uma universidade de Israel, e demonstrou resultados positivos com melhora de atenção, habilidades sociais e pré-escolares de crianças entre 4 a 6 anos.

Objetivo

O presente estudo tem como objetivo apresentar dados preliminares da intervenção do aprendiz atento em duas crianças com TEA, com idades de 5 e 6 anos, em uma instituição pública de saúde.

Método

Esse programa trabalha com pequenos grupos de crianças, utiliza jogos lúdicos para desenvolver aspectos sociais, emocionais e atencionais e foi adaptado para a cultura brasileira para crianças com TEA. No Brasil, este programa foi aplicado em duas clínicas particulares, e uma pública na cidade de São Paulo. Investigou-se os efeitos do programa em comportamentos de esquiva ou disruptivos; desempenho nos jogos de atenção seletiva, atenção sustentada e inibição; e interação entre os participantes, por meio de análise qualitativa dos registros realizados nos primeiros e últimos encontros no período da intervenção.

Resultados

Os dados apontam um aumento de respostas adequadas independentes e avanço de nível nos jogos de atenção sustentada e seletiva; houve um aumento na interação entre os participantes, mais momentos de troca de turno e contato visual entre eles e diminuição de comportamentos indesejados e de esquiva para realizar a atividade.

Conclusão

O programa aprendiz atento mostra-se promissor quanto a aplicabilidade em TEA, validade ecológica (aplicado por colaboradores da instituição) e como intervenção para promover habilidades sociais e atencionais. Além disso, seu baixo custo e por ser de fácil aplicação, faz com que se torne um programa financeiramente viável em diversos contextos terapêuticos no Brasil.

Palavras-chave

transtorno do espectro autista, atenção, treinamento cognitivo

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

TATIANA NORIKO DOI SASAKI, MARIA EDUARDA MOURA ANDRADE, ELAINE SOLOVJOVAS SANTOS LEITE, BRUNA CAROLINE MILITÃO, GRACCIELLE RODRIGUES CUNHA, DANIELA BORDINI, CRISTIANE SILVESTRE PAULA, MAYRA MULLER SPANIOL