Dados do Trabalho


Título

Relações entre linguagem oral, funções executivas e atenção seletiva visual em crianças pré-escolares

Introdução

O período pré-escolar é marcado pelo desenvolvimento significativo e dinâmico da linguagem e outros componentes cognitivos. Esses componentes não só predizem desfechos de forma independente (e.g., leitura e escrita), como interrelacionam-se entre si. Um número considerável de estudos ressalta a relação entre linguagem escrita e funções executivas (FE), no entanto, um menor número verifica a associação entre linguagem oral, FE e atenção seletiva visual (ASV) em crianças pré-escolares.

Objetivo

Verificar associações entre medidas de linguagem oral (vocabulário expressivo e consciência fonológica - CF), FE (memória de trabalho auditiva e flexibilidade cognitiva) e ASV em crianças pré-escolares.

Método

Participaram deste estudo 85 crianças entre 4 e 6 anos de idade (M=5.66; DP=.5), 54.1% do sexo feminino, de três escolas públicas de Porto Alegre, matriculadas em turmas de Jardim A (n=31) e B (n=54). Os instrumentos aplicados foram o Teste de nomeação infantil, Teste de CF por produção oral, Span de dígitos – ordem direta e inversa, Teste de repetição de palavras e pseudopalavras e Teste de Trilhas para Pré-escolares - Partes A e B. Realizaram-se análises de correlações de Pearson.

Resultados

Observaram-se associações entre desempenho em vocabulário e todas as medidas de FE e ASV, bem como entre desempenho em CF e medidas de FE, com exceção do span de pseudopalavras. Não se encontraram associações entre desempenho em CF e ASV.

Conclusão

Ressalta-se que, previamente ao período escolar, aspectos da linguagem oral (vocabulário e CF) e as FE já se interrelacionam, no entanto de modo diverso: o vocabulário expressivo associou-se às FE e à ASV, esta última principalmente devido às vias de entrada visual para a execução das tarefas; enquanto isso, a CF esteve mais associada diretamente à memória de trabalho auditiva que com a flexibilidade cognitiva e à ASV considerando o input de entrada auditivo, bem como por compartilharem da manipulação e análise da estrutura do som. O presente estudo auxilia na melhor compreensão das associações entre aspectos da linguagem oral, as FE e a ASV em pré-escolares e mecanismos cognitivos subjacentes. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem mecanismos genéticos e neurobiológicos que contribuam para a explicação destes padrões diferentes de relações entre vocabulário, CF, FE e ASV em pré-escolares.

Palavras-chave

associações; funções neuropsicológicas; pré-escolares.

Área

Neuropsicologia

Autores

GABRIELLA KOLTERMANN, JULIA SCALCO PEREIRA, RICARDO RILTON NOGUEIRA ALVES, JERUSA FUMAGALLI DE SALLES