Dados do Trabalho


Título

REVISAO SISTEMATICA SOBRE MEDIDAS NATURALISTICAS E NEUROFISIOLOGICAS PARA AVALIAR OS DESFECHOS DE INTERVENÇOES PARA AUTISMO

Introdução

Medidas naturalísticas e neurofisiológicas são relevantes em ensaios clínicos sobre autismo porque fornecem, respectivamente, informações ecologicamente válidas sobre o funcionamento de pessoas autistas e os mecanismos neurocognitivos subjacentes, além de serem mais resistentes a um viés de resposta do que, por exemplo, medidas de relato de pais.

Objetivo

Portanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre medidas de desfecho que têm sido utilizadas em estudos de intervenção para autistas, com foco principalmente em métodos naturalísticos e neurofisiológicos.

Método

As buscas foram realizadas em quatro bases de dados eletrônicas: MEDLINE (PubMed), PsycInfo, LILACS, e Web of Science. Após a leitura na íntegra dos estudos pré-selecionados através do título e resumo, foram incluídos aqueles que utilizaram medidas comportamentais ou neurais para avaliar a eficácia da intervenções. A avaliação da elegibilidade de cada estudo e a extração dos dados foi realizada de forma independente for três pesquisadores.

Resultados

Foram encontrada 164 medidas de desfecho diferentes nos 179 estudos incluídos, sendo que 55% das medidas foram utilizadas em apenas um estudo. Especificamente sobre as medidas naturalisticas e neurofisiológicas, 37 métodos de codificação diferentes de medidas naturalísticas foram utilizados nos 51 estudos que utilizaram estes instrumentos e 24 medidas neurofisiológicas distintas foram usadas em 16 estudos, com diferentes paradigmas experimentais e componentes neurofisiológicos sendo analisados.

Conclusão

Esta grande variabilidade na seleção de medidas de desfecho parece dificultar comparações entre os estudos e conclusões sobre como as diferentes intervenções afetam a comunicação social de indivíduos autistas e seus mecanismos neurofisiológicos subjacentes. Além disso, estudos de intervenções precisam estar melhor alinhados com os desejos e necessidades da população autista, priorizando medidas naturalísticas. Para tal, ainda são necessários estudos de padronização dos protocolos de avaliação naturalística e seus métodos de codificação. Da mesma forma, os paradigmas e os procedimentos de quantificação de medidas neurofisiológicas também precisam ser melhor padronizados e ter melhor correspondência com situações da vida diária.

Palavras-chave

Autismo; Medidas neurofisiológicas; Medidas naturalísticas

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

PRISCILLA BRANDI GOMES GODOY, FERNANDO MITSUO SUMIYA, LEONARDO SEDA, ELIZABETH SHEPHARD