Dados do Trabalho


Título

BOUFFEE DELIRANTE DE APRESENTAÇAO TARDIA

Apresentação do caso

DRS, 73 anos, casado, 4 filhos, ensino fundamental incompleto, ex-motorista. O paciente foi admitido em hospital psiquiátrico por quadro de comportamento desorganizado, agitação psicomotora, pensamento delirante, com fuga de ideias e ilusões. O quadro teve início agudo, dentro de uma semana, sem fatores estressores precipitantes conhecidos. O paciente não havia passado de nenhuma psicopatologia, uso/abuso de substâncias psicoativas ou tratamento prévio, embora houvesse histórico familiar positivo para transtorno de humor bipolar. Durante internação, investigação para quadros clínico-orgânicos mostrou-se negativa. Após 2 semanas de hospitalização e com dose diária de 15 mg de olanzapina, observou-se remissão total dos sintomas.

Discussão

O conceito francês de Boufee Delirante (BD) não faz parte de categoria diagnóstica do DSM-V ou do CID-10, entretanto, mantém-se como valorosa descrição nosológica, ainda. Os critérios de Pull exigem que o quadro tenha início súbito, sem psicopatologias prévias, causas orgânicas ou efeitos de substâncias psicoativas, com idade de aparecimento entre 20-40 anos e rápido retorno a níveis pré-mórbidos de funcionamento. Os sintomas caracterizam-se por delírios multiformes e/ou alucinações, instabilidade emocional e excitação psicomotora. Seu equivalente mais próximo é o transtorno psicótico agudo e transitório (CID-10 F23), embora as taxas de concordância com os critérios acima sejam de apenas 28,6%. A prevalência de BD parece variar entre 0,47% em internações psiquiátricas até 16%, quando comparada com dados franceses. O caso aqui apresentado preencheu todos os critérios de Pull, excetuando-se a maior idade de diagnóstico; como quaisquer outras psicopatologias ou quadros clínicos foram excluídos de DRS, o diagnóstico de BD pareceu verossímil, sendo, desta forma, incomum, dentro do contexto de psiquiatria brasileiro e das descrições clássicas do quadro, motivos dignos de descrição científica.

Comentários finais

Embora não seja uma categoria diagnóstica do DSM-V ou do CID-10, o conceito francês de Boufee Delirante permanece como importante e válida descrição nosológica. O caso apresentado preenche critérios para o quadro, entretanto, merece destaque pela idade tardia de apresentação e seu reconhecimento no contexto da psiquiatria brasileira.

Palavras-Chave

PSICOSE
BOUFEE DELIRANTE
TRANSTORNO PSICÓTICO AGUDO E TRANSITÓRIO

Área

Esquizofrenia/Psicoses

Autores

VANESSA LOCATELLI PIETROBELLI, ROGERIO TOMASI RIFFEL, RAFAEL MOTA DO NASCIMENTO