Dados do Trabalho


Título

EFETIVIDADE DA VORTIOXETINA NA PRATICA CLINICA DO MUNDO REAL: RESULTADOS INTERINOS DO ESTUDO RELIEVE

Introdução

O transtorno depressivo maior (TDM) está associado a comprometimentos significativos no funcionamento psicossocial, especialmente no trabalho. Os sintomas cognitivos são responsáveis por uma maior variabilidade no desempenho no trabalho. A vortioxetina é um antidepressivo que tem demonstrado efeito significativo no funcionamento geral em pacientes com TDM e melhora dos sintomas cognitivos. Adicionalmente aos dados dos estudos clínicos randomizados, busca-se avaliar sua efetividade na prática clínica rotineira.

Objetivo

Avaliar a eficácia da vortioxetina na vida real para o TDM na funcionalidade, sintomas depressivos e cognitivos, e qualidade de vida.

Método

Estudo não-intervencional, multinacional, de coorte prospectivo. Pacientes ambulatoriais ≥ 18 anos, com TDM de acordo com critérios diagósticos locais, iniciando o uso da vortioxetina, seguido de visitas de rotina nas semanas 12 e 24. No total, 992 pacientes foram incluídos e apresentamos os resultados provisórios de 527 pacientes que realizaram a visita na semana 24. A Escala de Incapacidade Sheehan (SDS) foi utilizada para mensurar o comprometimento funcional (trabalho/escola, vida social/atividades de lazer, vida doméstica/responsabilidades familiares). Os sintomas cognitivos foram medidos através do DSST e pelo questionário PDQ-D-5. O PHQ-9 foi usado para medir a gravidade da depressão. O EQ-5D-5L foi usado para avaliar a qualidade de vida.

Resultados

527 pacientes foram incluídos nas análises (61 CAN, 122 FRA, 160 ITA e 184 EUA). A média total na SDS diminuiu 7,1 do início até a semana 12 e 8,7 do início até a última visita. Reduções significativas em todas as subpontuações da SDS também foram observadas (sem. 12 e 24). Melhoras significativas em todos os outros desfechos (início e útlima visita) também foram observadas: PHQ-9, PDQ-D-5, DSST, EQ-5D-5L, ASEX e CGI-S. Em pacientes com depressão moderada a grave no PHQ-9, foram observadas melhoras mais acentuadas. Melhoras estatisticamente significativas do início até a semana 12 foram observadas para todas as medidas de produtividade do trabalho, incluindo licença médica, absentismo e presenteísmo. Uma melhora contínua foi observada na semana 24. A incidência geral de eventos adversos (EAs) entre os 527 pacientes foi de 25%.

Conclusão

Os resultados mostraram que, na prática clínica, os pacientes com TDM tratados com a vortioxetina apresentaram uma melhora significativa no funcionamento, nos sintomas depressivos e cognitivos e na qualidade de vida ao longo de um período total de 6 meses.

Palavras-chave

vortioxetina, depressão, funcionalidade, mundo real, prática clínica, qualidade de vida, transtorno depressivo maior

Área

Transtornos do Humor

Autores

GREGORY MATTINGLY, MICHAEL CRONQUIST CHRISTENSEN, KENNETH SIMONSEN, LENE HAMMER-HELMICH, HONGYE REN, MONICA BRUNO, VERONICA MAGALHÃES RAIMUNDO, JULIANA NASCIMENTO BANCOVSKY