Dados do Trabalho


Título

USO DE CANNABIS EM PACIENTES ATENDIDOS POR TENTATIVA DE SUICIDIO EM UNIDADE DE EMERGENCIA REFERENCIADA

Introdução

A literatura vem demonstrando uma relação importante do uso de cannabis com a população que faz tentativa de suicídio; há ação no sistema nervoso central atuando nas vias dopaminérgicas e no sistema de recompensa que levam a um estimulo de prazer e levando com isso a dependência. Seu uso tem demonstrado alterações na maturação cerebral em jovens e demonstrando uma maior relação de sintomas depressivos e tentativas de suicídio nos usuários.

Objetivo

Detectar a prevalência de uso de maconha em pacientes admitidos e avaliados, após tentativa de suicídio, pela equipe de Psiquiatria da Unidade de Emergência Referenciada e relacionar método da tentativa de suicídio e uso de maconha nesses pacientes.

Método

Os pacientes admitidos por tentativa de suicídio na Unidade de Emergência Referenciada, após consentimento informado, foram entrevistados e responderam ao questionário sociodemográfico e de uso de substâncias (histórico de uso ao longo da vida e seções J e K do MINI para detecção de uso abusivo e dependência). Foram coletadas amostras de sangue e urina para detecção de presença de maconha.

Resultados

Foram avaliados 115 indivíduos, sendo 66,4% mulheres, 33% dos avaliados fizeram uso de maconha; o uso de cannabis no gênero masculino foi de 46,2% e 26,3% no feminino, a respeito do método de suicídio mais utilizado foi o medicamentoso (56,6%), a prevalência de uso da maconha em pessoas com mais de 8 anos de escolaridade foi 38,3%, os sem religião de 40,5% e os sem filhos de 37,9%. Dentre os que utilizaram 3 ou mais substâncias psicoativas os que utilizaram maconha foram 93,7% (p <0,001).

Conclusão

Ocorreu uma relação maior de uso de maconha dentro dos indivíduos que fizeram uso de 3 ou mais substâncias e dos que tem dependência de 2 ou mais substâncias; o uso foi maior nos homens, assim como os com escolaridade acima de 8 anos, sem filhos e sem religião.

Palavras-chave

Tentativa de suicídio, uso de cannabis, urgência psiquiátrica

Área

Dependência Química, Jogo e outras Compulsões

Autores

DANIEL NIGRO LOPES, CLARA DEOCLICIANO DE ARAÚJO, ENZO VICENTE BERTHOLDO, DIEGGO JEFFERSON MELO, RAFAEL LANARO, JOSÉ LUIZ DA COSTA, KARINA DINIZ OLIVEIRA