Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA: uma visão psicológica na saúde física e mental dos profissionais

Introdução

O aumento do número de professores que obtém sua saúde física e mental prejudicadas pelo desgaste emocional tem se mostrado significativo ao passar dos anos, tornando-a uma profissão vulnerável ao adoecimento e com escassa proteção em relação à legislação e política. A exaustão da força emocional e física leva o indivíduo ao esgotamento, que normalmente é o resultado de um estresse prolongado ou frustração que está veiculado ao trabalho e também a dificuldade em administrar sua vida ou os problemas que a mesma apresenta. A profissão docente é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das mais estressantes, com forte incidência de elementos que conduzem à Síndrome de Burnout. O indivíduo que possui a síndrome perde os desejos para as atividades da vida social como sair com os amigos, negligência com sua saúde e fica desiludido com o trabalho sem ter acontecido nada de específico.

Objetivo

Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a ocorrência de sintomas de Burnout em professores de uma escola pública no interior de São Paulo e conhecer aspectos protetores e desencadeadores dos sintomas no ambiente escolar.

Método

Aplicou-se o “Malasch Burnout Inventory” (MBI) e um questionário com dados sócio demográficos para caracterizar os participantes.

Resultados

Os 14 professores entrevistados e atuantes na escola são todas do sexo feminino sendo que 57,2% possuem de 01 a 15 anos de atuação e 42,8% de 16 a 33 anos de atuação. A faixa etária é de 25 a 59 anos. Podemos considerar que possuem dupla jornada de trabalho, pois são onze (78,6%) casadas, duas (14,3%) solteiras e uma (7,1%) viúva. O resultados indicaram que 42,8% dos participantes apresentam possibilidade de desenvolver a síndrome de Burnout, embora disseram que possuem um nível de satisfação na profissão. Sendo 57,1% apresentaram escores do MBI para exaustão emocional, despersonalização 85,7% e envolvimento no trabalho 100%.

Conclusão

Concluiu-se com os resultados do MBI que as entrevistadas apresentaram resultados significativos para o desenvolvimento de Burnout considerando fatores como alto nível de cobrança, sobrecarga de trabalho, baixos salários que contribuem para o adoecimento docente.

Palavras-chave

Síndrome de Burnout, professores, saúde física e mental

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

GISLAINE LIMA DA SILVA, BÁRBARA EDUARDA DOS SANTOS SILVA, ISABELA RODRIGUES OLIVEIRA