Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇAO DA NEUROCIENCIA COMO PARTE DA PSICOEDUCAÇAO NA TERAPIA

Apresentação do caso

Caso de paciente adolescente (15 anos) em psicoeducação, porém, apresentava dificuldade de entender alguns tipos de pensamentos e comportamentos que tinha. Como: pressão dos amigos para fazer algo que não queria, dificuldade de dizer não. Ao começar o processo de psicoeducação utilizado pela TCC, o paciente aderiu bem. Nas sessões apresentava curiosidade em saber mais sobre o funcionamento orgânico cerebral. Assim, foi introduzida a neurociência no processo terapêutico. Primeiro o cérebro, como um órgão, que adoece como qualquer outro; possui suas funções no cotidiano, amadurece, dispõe de neuroplasticidade, que contribui para as mudanças cognitivas e comportamentais. Dito também que como um órgão desenvolvido ao longo de milhares de anos, traz consigo uma bagagem de sobrevivência, razão pela qual sentimos medo, ansiedade, entre outras emoções. Cada lobo representa uma infinidade de possibilidades do paciente entender que ele pode sim, exercitar seu cérebro. Dessa forma, notou-se uma melhora terapêutica, como um alívio dito pelo paciente por naturalizar algumas questões do desenvolvimento. O alívio de sintomas como culpa, frustração, ansiedade.

Discussão

Quando utilizado pesquisas neurocientíficas, o paciente se mostra interessado no conhecimento das questões cerebrais. Obtendo até mesmo mais insights, pois ao reconhecer que não são somente seus sintomas que estão agindo sobre sua qualidade de vida, mas também que seu cérebro participa ativamente nos esquemas e crenças; a aceitação da mudança pôde ser mais percebida. Principalmente no caso relatado que demonstra o entendimento da fase de maturamento cerebral, formando suas redes neurais e portanto, muitas vezes não dispõe de recursos neuronais para lidar com algumas situações. Desde a aprendizagem de como funcionam os neurônios, anatomia do cérebro. Pesquisas fidedignas e demonstrações mais focadas no campo da neurociência, estão resultando em psicoeducação mais completa e mais satisfatória sendo acompanhada pelo avanço do paciente durante 48 sessões.

Comentários finais

Assim, o paciente do caso relatado está obtendo resultados satisfatórios na terapia, a partir da psicoeducação voltada para neurociência. O paciente relata que entender o funcionamento cerebral trouxe mais adesão a terapia. Estudos, demonstrações 4D do cérebro e suas funções e pesquisas, podem contribuir para a psicoeducação na terapia, principalmente se o paciente estiver motivado e vinculado ao processo terapêutico como no caso do paciente de 15 anos relatado.

Palavras-Chave

Neurociência, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicoeducação.

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

JÚLIA HORVATH BERGER