Dados do Trabalho


Título

O ESTRESSE NEONATAL BLOQUEIA O EFEITO PRO-NEUROGENICO DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL.

Introdução

Estímulos ambientais modificam a morfologia encefálica. O estresse neonatal bem como o enriquecimento ambiental (EA) promovem modificações em diversas estruturas corticais e sub-corticais, entretanto poucos estudos analisam as modificações encefálicas em animais submetidos ao estresse neonatal, criados posteriormente em gaiolas de enriquecimento.

Objetivo

Considerando que o EA aumenta a neurogênese hipocampal, o objetivo deste estudo foi investigar se este efeito pró-neurogênico do EA também ocorria em animais submetidos à separação materna (SM) neonatal.

Método

Ninhadas de ratas Wistar foram mantidas em condições padrões (C) ou submetidas ao procedimento de SM, no qual os filhotes foram separados de suas mães das 09:00 às 12:00 do 1º ao 14º dia pós-natal. No 21º dia os filhotes foram desmamados, e os machos receberam 3 injeções de 5-bromo-2'-deoxyuridine (BrdU), um marcador de proliferação celular, de 50 mg/kg no 22º e 23º dia. Dois filhotes machos de cada ninhada, C ou SM, foram alocados em gaiolas padrão (GP) ou EA por 4 semanas. Posteriormente, os encéfalos foram fixados utilizando perfusão transcardíaca, seccionados (20 μm) e submetidos à imunofluorescência para BrdU. Imagens do giro denteado do hipocampo dorsal (bregma -2,92 a -4,68, a cada 300 μm) foram adquiridas e reconstruídas bidimensionalmente com o Microscópio Olympus VS120 Virtual Slide Microscope, com um aumento de 200x.

Resultados

Os dados obtidos dos animais mantidos em EA foram expressos como a porcentagem de células BrdU positivas na camada granular do giro denteado do hipocampo em relação a seus irmãos criados em GP (% de aumento ou de redução). Observou-se que os animais mantidos em EA não submetidos à SM (n = 5) tiveram 48% mais células BrdU positivas que seus irmãos da GP, entretanto tais efeitos não foram observados nos animais previamente submetidos à SM (n = 7), onde foi observada uma redução de 7% em relação aos seus irmãos da GP (t = 3.08, df = 10, p = 0,01).

Conclusão

Portanto, o estresse neonatal provocado pela SM bloqueia o efeito pró-neurogênico do EA em observado em ratos jovens de aproximadamente 60 dias de vida.

Palavras-chave

Separação materna, enriquecimento ambiental, neurogênese hipocampal

Área

Neurociência básica

Autores

SUELEN MERLO, JOSE INACIO LEMOS MONTEIRO CARVALHO, FELIPE NATALINO DOS SANTOS SEABRA, CAROL KOBORI DA FONSECA, JORGE EDUARDO MOREIRA