Dados do Trabalho


Título

A incidência de ataques de pânico: um estudo sobre a pressão psicológica em jovens estudantes universitários

Introdução

Este trabalho apresenta a pesquisa realizada a respeito da incidência de ataques de pânico, tendo como especificador a pressão psicológica sofrida, com os universitários. A teoria utilizada para definir e analisar os dados foi a Teoria Cognitivo Comportamental (TCC).

Objetivo

O objetivo foi identificar e compreender a influência do âmbito universitário nos ataques de pânico dos acadêmicos. Além disso, os objetivos específicos contaram com a apuração de causas, a constatação de medidas tomadas e a elucidação de possíveis intervenções quando se tratando dos ataques de pânico, bem como os recursos oferecidos pela faculdade frente a questões de cunho emocional e psicológico.

Método

Utilizou-se de pesquisa descritiva, exploratória e também qualitativa, por meio de questionário dividido em três etapas, sendo dados sócio demográficos, critérios diagnósticos do DSM-V e perguntas abertas.

Resultados

Constatou-se a influência que o meio exerce nos indivíduos universitários, podendo ou não estar aliada às exigências do meio acadêmico e da vida adulta. Dentre os 13 cursos convidados, apenas 6 aderiram a pesquisa, totalizando 15 participantes (4 homens, 27%, 11 mulheres, 73%, contidos na faixa etária de 20 a 35 anos), os quais apresentaram “com frequência” e “às vezes”, 4 ou mais dos sintomas para ataque de pânico, segundo os critérios do DSM-V, 2014 (incidência em 67% dos participantes com início durante o curso e 33% antes do ingresso na faculdade). A respeito dos critérios mais assinalados, ressalta-se “palpitação, coração acelerado, taquicardia” (com incidência frequente em 7 (47%) dos 15 participantes). O estudo gerou dados a respeito das crises no âmbito universitário, onde 7 (47%) dos 15 participantes afirmaram já terem vivenciado ocorrência de ataques de pânico na faculdade, além disso, demarcou-se provas e apresentações de trabalhos como fatores que colaboraram para as crises de 11 (73%) dos participantes. Quatro (27%) participantes afirmaram terem obtido ajuda de um profissional/terapia, já 6 (40%) disseram valerem-se do uso de técnicas de respiração para lidar com os ataques de pânico.

Conclusão

Concluiu-se que a Terapia Cognitivo-Comportamental pode prover suporte necessário para o indivíduo, possibilitando, dentro das instalações da universidade, apoio emocional e psicológico para estudantes, sanando suas angustias e auxiliando em momentos de conflito e sofrimento.

Palavras-chave

ATAQUES DE PÂNICO, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

GISLAINE LIMA DA SILVA, NATHÁLIA KOTSI DOS REIS, MARIA FERNANDA SOUZA KOGA, LUANA APARECIDA DE MATOS MALTA, VICTÓRIA DE SOUZA ESPÓSITO PEREIRA