Dados do Trabalho


Título

A APLICABILIDADE DA ESPIRITUALIDADE NOS ANOS INICIAIS ESCOLARES PELO OLHAR DA NEUROCIENCIA

Introdução

O presente trabalho propõe o estudo quanto a aplicabilidade da espiritualidade e suas dimensões (vertical e horizontal) nos anos iniciais do currículo escolar com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento do autoconhecimento, da ética, da moralidade, da compaixão, do altruísmo e da empatia. A sensação de bem estar oriunda da ativação de diversas áreas do cérebro através da experiência espiritual está ligada diretamente a redução nos índices de depressão, stress, menor risco de suicídio, distúrbio de personalidade entre outros. Desta forma é possível supor que a espiritualidade desenvolvida desde cedo pode trabalhar como um fator protetivo levando a necessidade de investimento prático/teórico escolar para sua aplicabilidade de forma interdisciplinar. Assim, é possível afirmar que a realização da pesquisa tem grande relevância e destaca-se por contribuir para o melhor entendimento sobre o funcionamento do cérebro durante e pós processo, por possibilitar a redução de doenças futuras e facilitar o entendimento do eu e do outro. A partir das informações coletadas, das análises de relatórios e inúmeras pesquisas bibliográficas sobre o assunto, concluiu-se que, se faz necessário avaliar os efeitos desta pesquisa na prática para se consolidar a teoria.

Objetivo

Correlacionar ativação de areas do cérebro relacionadas ao bem estar em momentos de desenvolvimento espiritual;
Correlacionar a importância do desenvolvimento espiritual com melhoras psíquicas em quadros clínicos;
Problematizar o currículo escolar atual e reinterar a necessidade de uma mudança de forma preventiva;

Método

Pesquisa bibliográfica

Resultados

Ao relacionar a espiritualidade com tratamento psiquiátricos em adultos e em crianças e notando a melhora no quadro clínico a partir de seu uso em conjunto com o tratamento médico, observa-se a importância de desenvolver e instigar a procura pela própria espiritualidade do ser desde cedo, em busca de sua autonomia e conhecimento para que possa desenvolver-se fisico-mentalmente de forma mais integrada e significativa.

Conclusão

A questão de desenvolver a espiritualidade desde cedo tornaria-se imprescindível para mitigar e proteger a criança de sofrimentos maiores futuros e prepará-la para melhor compreender a si e ao outro, ajudando-na em questões sociais e familiares. A partir das informações coletadas, das análises de relatórios e inúmeras pesquisas bibliográficas sobre o assunto, concluiu-se que, se faz necessário avaliar os efeitos desta pesquisa na prática para se consolidar a teoria.

Palavras-chave

Área

Neurociência básica

Autores

JESSICA DOS SANTOS FERANDES GONÇALVES