Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DO SONO DOS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA: AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO ÍNDICE DA QUALIDADE DO SONO DE PITTSBURGH

Introdução

Na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com ênfase em psicologia, desenvolveu-se o presente estudo comparativo, com fins de auxiliar na qualidade do sono de estudantes universitários. Dentre os pontos considerados de suma importância para a qualidade de vida, encontra - se a relação entre sono e processos fisiológicos. Duas etapas primordiais em que consistem o sono do adulto são denominadas de estágio NREM e o REM. As horas reservadas para o sono são, em sua maioria, as únicas oportunidades que o graduando possui para cumprir as exigências de seu curso.

Objetivo

o objetivo dessa pesquisa foi avaliar e comparar a qualidade do sono dos estudantes matriculados no primeiro e quinto ano de 2020, do curso de Psicologia de uma Universidade particular do interior de São Paulo.

Método

Os alunos responderam a um questionário breve sobre dados sócio demográficos e, a qualidade do sono foi analisada com embasamento no instrumento denominado “Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), de Daniel J. O PSQI avalia a qualidade do sono dos avaliados indicando uma boa ou má qualidade.

Resultados

A análise dos questionários expôs que os universitários do primeiro ano, dormem em média 06 horas e 41 minutos, em comparação aos alunos do quinto ano, os quais dormem em média 06 horas e 40 minutos, não exibindo discrepâncias entre a duração média do sono. No grupo de pesquisa, identificou-se predomínio de mulheres no primeiro e quinto ano, respectivamente 72,22% e 90%, em relação ao gênero. O questionário apontou que 41,66% dos integrantes do primeiro ano estão ativos no mercado formal de trabalho, enquanto, o quinto ano expressa que 60% de indivíduos exercem atividades laborais. No presente estudo, o grupo do primeiro ano, a prevalência de universitários com presença de distúrbio do sono é de 52,77%, exibido um cenário superior ao do quinto ano com 35%, havendo discrepância de 17,77% entre as turmas.

Conclusão

Conclui-se que os universitários do primeiro ano do curso de psicologia expressaram alta prevalência de uma má qualidade do sono e a presença de distúrbio do sono.

Palavras-chave

qualidade do sono, universitários de Psicologia, Índice de Pittsburgh

Área

Transtornos do Sono

Autores

GISLAINE LIMA DA SILVA, ANDREZA RAMOS, MARCELA CRISTINA DOS SANTOS