Dados do Trabalho


Título

TRABALHO:FRENTE A FRENTE COM A IMPOTENCIA: AS EMOÇOES (NAO) REVELADAS NOS GRUPOS BALINT.

Introdução

Esse relato de experiência traduz as dificuldades encontradas pelas autoras, professoras de uma Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no cenário da disciplina de Psicologia Médica, ao introduzir a metodologia Balint, no ensino - aprendizagem da relação médico - paciente.

Objetivo

Narrar os resultados de vivências da Experiência Balint em estudantes do 4ºperiodo de um curso de medicina.
Discutir as dificuldades de reconhecer e expressar as emoções humanas em seus relatos.

Método

Relato de experiência com as narrativas de estudantes, do 4º período do curso de medicina, de uma universidade pública (RJ), na Disciplina de Psicologia Médica (2º semestre de 2018 ao 1º semestre de 2019). Após cada vivencia Balint, os participantes redigiam um documento com os aspectos que mais chamaram a sua atenção durante a reunião, assim como as emoções que surgiam durante as discussões.

Resultados

160 alunos cursaram a disciplina de Psicologia Médica. 123 (76%) se interessaram pela vivência. Nos relatos identificou-se grande dificuldade em assumir, caracterizar, nomear e partilhar emoções. Evidenciou-se uma ambivalência, nas narrativas, que oscilava entre poder e não poder sentir os diferentes tipos de angústia humana. Os sentimentos de impotência e fragilidade também estiveram presentes, associados à necessidade de manifestar a priorização da racionalidade característica do modelo biomédico. Esse referencial se vincula à idéia de bom desempenho profissional do médico, em detrimento da postura humanística recomendada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina (2001; 2004; 2014).

Conclusão

Os encontros Balint ainda se apresentam como estratégia de reflexão, no processo de ensino-aprendizagem. A realização periódica de encontros pode favorecer a partilha e o reconhecimento dos afetos na condição humana para o futuro médico. Esse cenário permite que eles expressem suas emoções e discutam as dificuldades relativas ao exercício da medicina.

Palavras-chave

Experiência Balint - Humanidades Médicas - Psicologia Médica

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

TEREZINHA SOUZA AGRA BELMONTE, TÂNIA CRISTINA DE OLIVEIRA VALENTE