Dados do Trabalho


Título

EFEITO ENTRE ATIVAÇAO DE NLRP3 E ALTERAÇOES OXIDATIVAS NO DECURSO DA DISFUNÇAO COGNITIVA POS-OPERATORIA EM RATOS IDOSOS

Introdução

A Disfunção Cognitiva Pós-operatória (DCPO) é uma síndrome com diminuição do desempenho neurocognitivo, definida e avaliada por testes cognitivos e comportamentais pré e pós-operatórios. Sua fisiopatologia permaneceu desconhecida, entretanto, alguns mecanismos indicam aumento da atividade inflamatória induzida pela própria cirurgia. Assim, sabe-se que a ativação do inflamassoma NLRP3, pode contribuir para a potencialização da resposta inflamatória e do estresse oxidativo, e sua inibição atenua a resposta neuroinflamatória.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi mostrar a relação entre essa condição e o desenvolvimento de estresse oxidativo e o envolvimento da ativação de NLRP3 com o uso de seu inibidor, MCC950.

Método

Ratos Wistar (60 dias e 240 dias) foram submetidos a um modelo experimental de fratura da tíbia (FT) e receberam MCC950 intracerebroventricular. Os níveis de dano oxidativo em lipídios e proteínas e enzimas antioxidantes (CAT, SOD) foram avaliados no hipocampo e córtex pré-frontal após 7 dias de FT. O déficit cognitivo foi avaliado 7 dias após o procedimento pelo teste de reconhecimento de objetos.

Resultados

O MCC950 atenuou o dano oxidativo cerebral em lipídios e proteínas, aumentou a atividade das enzimas antioxidantes cerebrais e diminuiu o comprometimento da memória de longo prazo após a FT.

Conclusão

Concluiu-se que em ratos idosos submetidos a um modelo experimental de FT, houve aumento do estresse oxidativo com disfunção cognitiva, porém atenuado pelo MCC950, indicando o envolvimento da via NLRP3 no desenvolvimento da DCPO.

Palavras-chave

Disfunção Cognitiva Pós-operatória; NLRP3; Estresse Oxidativo.

Área

Neurociência básica

Autores

GABRIELA COSTA BERNADES, EVERTON VENÍCIUS ROSA LANZZARIN, SANDRA BONFANTE, LUCINEIA GAINSKI DANIELSKI, ALOIR NERI DE OLIVEIRA JUNIOR, MARTINS BACK NETTO, FABRICIA PETRONILHO