Dados do Trabalho


Título

CONDUTORES DE VEICULOS AUTOMOTORES VITIMAS FATAIS DE ACIDENTES DE TRANSITO: UMA RELAÇAO COM ALCOOLEMIA E TOXICOLOGICO

Introdução

A cada ano, em decorrência de acidentes de trânsito, 1,25 milhão de pessoas morrem, sendo as taxas mais elevadas em países de baixa renda. O uso de drogas e ilícitas contribuem significativamente para o aumento da mortalidade desses acidentes. Destaca-se que o álcool é o responsável por 70% dos acidentes de trânsito que resultam em morte. O conhecimento desses dados é relevante para se determinar o perfil e os fatores de risco que potencialmente os condutores possam apresentar.

Objetivo

Os acidentes de trânsito estão entre as dez principais causas de morte no planeta, sendo o Brasil o quarto país com maior taxa de mortes no
trânsito das Américas. O consumo de álcool e/ou drogas por motoristas contribuem para o aumento da mortalidade nestes acidentes. Este estudo visa analisar o perfil epidemiológico e toxicológico de vítimas fatais de acidente de trânsito na condição de condutores dos veículos automotores.

Método


Estudo observacional retrospectivo, com coleta de dados secundários e abordagem quantitativa dos dados colhidos, de uma amostra de 185 casos, no Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma e Região Carbonífera através de prontuários no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2017. As variáveis independentes do estudo foram sexo, idade, cidade e local de óbito, e as dependentes foram alcoolemia e toxicológico.

Resultados

Resultados: A média de idade obtida foi de 37,34 ± 15,08, com predomínio do sexo masculino (92,4%). A cidade mais prevalente foi Criciúma (25,4%). Predomínio da alcoolemia negativa (49,7%) e toxicológico negativo (61,6%). Dentre os casos positivos (18,9%), as drogas mais prevalentes foram benzodiazepínicos e cocaína (ambas com 5,4%).

Conclusão

Conclusão: É de suma importância enfatizar a conscientização dos perigos do consumo de álcool e/ou drogas e direção, prevenindo futuros acidentes de trânsito. Estimular também a realização e melhora dos métodos de coleta de exames toxicológicos pós-morte, a fim de reduzir o número de resultados indeterminados.

Palavras-chave

Condução de veículo; Álcool; Acidente de trânsito; Morte.

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

NATÁLIA VEADRIGO BOSCHETTI, MARINA TONELLO , LIEGE MAZON DE SOUZA TESSEROLLI, ANABEL MACHADO DE BEM , BRIDA NUNES , GUSTAVO FEIER