Dados do Trabalho


Título

SINDROME DO MEMBRO FANTASMA EM APRESENTAÇAO ATIPICA

Apresentação do caso

Apresentação do Caso: Paciente feminina, 35 anos, histórico de acidente com motocicleta em caráter de alta cinética há 6 anos, com amputação de antebraço direito e consequente desenvolvimento de síndrome do membro fantasma (SMF) com início após 5 dias de internação após o acidente; Paciente possui há 15 anos diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada em uso de fluoxetina 20mg/dia e clonazepam 2.5mg/ml 5 gotas à noite, sem sucesso terapêutico; Em relação ao desenvolvimento da SMF referia a sensação da presença do membro, dificuldade de adaptação com coordenação de movimentos com membros superiores. Referia incomodo constante com determinada condição, lhe gerando angústia e sentimento de anedonia generalizada, sensação de incapacidade e inadequação social devido à sua nova forma corporal. Paciente desde o acidente permaneceu em acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Prosseguindo em diversos tratamento, seu ansiolítico fora trocado para sertralina 50mg/dia e clonazepam 0,25 mg sublingual para uso se necessidade em momentos de maior ansiedade. Após 7 meses de uso não teve resposta. Novas tentativas foram realizadas com diversos analgésicos, antidepressivos tricíclicos, antipsicóticos atípicos e anticonvulsivantes e reabilitação por intermédio de fisioterapia. Após 2 anos, fora iniciado venlafaxina 75 mg/dia com uso avaliado em 5 meses. Iniciou com 3-4 semanas de uso relato de não ter a sensação de SMF mantida e sintomas relacionado a tal condição inexistentes. Manteve uso continuado, mantendo sintomas prévios não mais perceptíveis.

Discussão

Discussão: A sensação de membro fantasma e a dor têm sido associados a impulsos nervosos no coto amputado. Pode-se ter sintomatologia de dor em membro e ilusão vívida do movimento do membro fantasma, ou até mesmo, apenas a sensação de sua existência. O tratamento antidepressivos e anticonvulsivantes comumente são os fármacos orais de escolha, podendo haver terapia adjuvante com intervenção cirúrgica.

Comentários finais

Comentários Finais: A dor em membros fantasmas é muito comum em amputados. O SMF pode se apresentar como um quadro não doloroso e pode interferir nas atividades normais da vida diária necessitando de terapias multidisciplinares;

Palavras-Chave

Phantom limb pain; membro fantasma pós-amputação

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

LILIAN BERTOLETTI, RAFAEL MIRANDA DE MARCO