Dados do Trabalho


Título

RELAÇAO ENTRE STRESS OXIDATIVO E PERFIL METABOLICO NA EPILEPSIA

Introdução

: Epilepsia geralmente resulta de uma série complexa de eventos fisiopatológicos, incluindo geração aumentada de espécies reativas de oxigênio, inflamação e morte celular por apoptose. Além disso, estudos demonstraram associações significativas entre epilepsia e comorbidades metabólicas, cardiovasculares e cerebrovasculares.

Objetivo

Investigar o perfil metabólico, a produção de espécies reativas de oxigênio e os parâmetros inflamatórios em indivíduos com epilepsia. Além disso, investigar se há alguma relação entre esses parâmetros e o tipo de crise epiléptica.

Método

Pacientes com epilepsia (n = 43) e indivíduos saudáveis (grupo controle; n = 41) foram recrutados para participar do estudo. Inicialmente, os participantes foram submetidos a um questionário clínico e os pacientes com epilepsia foram classificados de acordo com o tipo de crise. Marcadores metabólicos e fatores inflamatórios e oxidativos também foram medidos em amostras de sangue específicas. Comparamos esses resultados com os dados dos sujeitos controle.

Resultados

Pacientes com epilepsia apresentaram níveis mais elevados de glicolipídeos, estresse oxidativo e parâmetros inflamatórios em comparação com os indivíduos controle. Pacientes com crises generalizadas apresentaram maior atividade de MnSOD e parâmetros metabólicos (colesterol total, lipoproteína de baixa densidade, níveis de glicose e triglicerídeos) em comparação com os grupos de convulsão parcial e controle. Além disso, os pacientes com epilepsia generalizada demonstraram uma correlação significativa entre TNF-alfa e caspase 8 (p <0,05), caspase 3 (p <0,05) e Picogreen (p <0,001).

Conclusão

Este estudo sugere que os níveis de fatores inflamatórios, glicolipídicos e espécies oxidativas são mais elevados em pacientes com epilepsia, especialmente aqueles com epilepsia generalizada.

Palavras-chave

stress oxidativo, epilepsia, glicolipídeos

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

ANA LETÍCIA FORNARI CAPRARA, JAMIR PITTON RISSARDO, JOSI AREND , ALINE KEGLER, EDUARDO Tanuri Pascotini, LUIZ FERNANDO FREIRE ROYES, MICHELE RECHIA FIGHERA