Dados do Trabalho


Título

ENVOLVIMENTO DO POLIMORFISMO MNSOD ALA16VAL NA EPILEPSIA: ASSOCIAÇAO COM TIPO DE CRISE EPILEPTICA, PARAMETROS INFLAMATORIOS E GLICOLIPIDEOS

Introdução

Os mecanismos de ação associados à epilepsia envolvem fatores inflamatórios, apoptóticos, de dano ao DNA e também, fatores genéticos. A síndrome metabólica é um problema emergente entre pacientes com epilepsia. O polimorfismo de nucleotídeo único da superóxido dismutase manganês (MnSOD Ala16Val SNP) foi associado a processos inflamatórios e distúrbios metabólicos, como obesidade e dislipidemia. No entanto, pouco se sabe sobre a interação entre MnSOD Ala16Val SNP e alterações metabólicas na epilepsia.

Objetivo

Investigar a relação entre MnSOD Ala16Val com epilepsia e sua possível influência nos parâmetros inflamatórios, glicolipídicos, apoptóticos e de dano ao DNA.

Método

Pacientes com epilepsia atendidos em um centro terciário foram recrutados, assim como voluntários saudáveis. Indivíduos que aceitaram participar da pesquisa foram avaliados por meio de questionários e exames laboratoriais. Os níveis de marcadores inflamatórios, apoptóticos e de dano ao DNA, bem como o polimorfismo MnSOD foram avaliados. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. TCLE assinado por todos os participantes.

Resultados

Noventa indivíduos foram avaliados (47 pacientes com epilepsia e 43 controles saudáveis) por meio de questionários e exames laboratoriais. Os níveis de marcadores inflamatórios, apoptóticos e de dano ao DNA, bem como o polimorfismo MnSOD foram avaliados. Foi observado um aumento da proporção do genótipo VV no grupo com epilepsia quando comparado ao grupo controle. Os níveis de fator de necrose tumoral-α (TNF-α), acetilcolinesterase, caspase-8 e Picogreen estavam aumentados no grupo de epilepsia VV. Uma correlação importante entre TNF-α vs caspase-8 e Colesterol vs Triglicerídeos foi observada no grupo epilepsia com genótipo VV.

Conclusão

Nossos resultados sugerem que o MnSOD Ala16Val SNP pode desempenhar um papel importante na epilepsia, principalmente em pacientes com crises epilépticas generalizadas e particularmente naqueles com genótipo VV. Os parâmetros metabólicos também apresentaram diferenças significativas no grupo de epilepsia com genótipo VV. Assim, o polimorfismo de nucleotídeo único da superóxido dismutase manganês (MnSOD Ala16Val) deve ser considerado no futuro como parâmetro no planejamento terapêutico e avaliação diagnóstica de pacientes com epilepsia.

Palavras-chave

inflamação, epilepsia, MnSOD

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

ANA LETÍCIA FORNARI CAPRARA, JAMIR PITTON RISSARDO, JOSI AREND, ALINE KEGLER, EDUARDO TANURI PASCOTINI, LUIZ FERNANDO FREIRE ROYES, MICHELE RECHIA FIGHERA