Dados do Trabalho


Título

DISTURBIOS COGNITIVOS EM IDOSOS EXPOSTOS A VIOLENCIA NA INFANCIA: UMA REVISAO SISTEMATICA

Introdução

A cognição consiste na união de processos adquiridos pelo indivíduo ao longo da vida. Fatores como a submissão ao estresse precoce interfere anatômica e fisiologicamente nas estruturas encefálicas, dificultando o desenvolvimento desta habilidade e, portanto, gerando os distúrbios cognitivos. Desta forma, esta revisão visa analisar como a exposição à violência na infância influencia no surgimento de distúrbios cognitivos em idosos.

Objetivo

Sumarizar a evidência científica sobre a ocorrência de comprometimento cognitivo em idosos secundária a exposição a violência na infância.

Método

Este trabalho é uma revisão sistemática guiada pelas orientações do Prisma, utilizando as bases de dados Pubmed, Bireme, Scielo e LILACS. Os estudos encontrados foram submetidos ao instrumento GRADE para pontuação e avaliação de qualidade.

Resultados

Dos 180 estudos encontrados na pesquisa, apenas 6 cumpriram com os critérios de elegibilidade para análise. Todos os estudos incluídos nesta revisão estabeleceram uma relação entre pelo menos um dos maus-tratos analisados, com comprometimento cognitivo leve (CCL), demência e/ou depressão. 67% dos estudos incluídos destacaram a violência física e a psicológica como os tipos que mais estabeleceram relações com distúrbios cognitivos em idosos, seguidas da negligência. Os demais tipos de violência não estabeleceram relações significativas de forma abrangente entre os artigos, devido análise de amostras reduzidas

Conclusão

Apesar da escassez de artigos que analisem a temática estudada, há evidências significativas que sugerem a influência da exposição à violência na infância no surgimento de distúrbios cognitivos em idosos.

Palavras-chave

idoso; violência infantil; comprometimento cognitivo.

Área

Neuropsiquiatria geriátrica

Autores

CAROLINA MARIA BARRETO RIBEIRO