Dados do Trabalho
Título
Doença relacionada à IgG4: Avanços e Desafios, no Brasil, em 2023
Resumo
Introdução:
A doença relacionada à imunoglobulina IgG4 é uma doença inflamatória sistêmica recentemente descrita, embora seja reconhecida entre os especialistas, apresenta inúmeros desafios associados às limitações do seu conhecimento científico durante a formação médica brasileira. Faz-se necessário ampliar a sua compreensão para promover o diagnóstico precoce em todos os níveis de atenção.
Métodos:
Essa pesquisa foi elaborada, a partir de uma revisão de literatura, segundo a seleção de 5 artigos encontrados na base de dados PubMed, acessada em 23/08/2023, por meio dos seguintes descritores combinados com o operador booleano “AND”: “doença”, “IgG4”. Ao adicionar o descritor “Brasil”, não houve resultados satisfatórios. Os critérios de elegibilidade aplicados tiveram como pré-requisitos artigos publicados no período de 2020 a 2023.
Resultados:
A doença relacionada à IgG4 apresenta quadro clínico plurifacetado. Nesse sentido, é um importante diagnóstico diferencial de patologias mais comuns. Segundo a literatura, as apresentações clínicas, laboratoriais e de imagem, apresentam-se insuficientes para definir a presença da patologia, sendo o estudo histopatológico o padrão-ouro preconizado. Alguns estudos corroboram que, em situações em que a biópsia não é recomendada, analisa-se o seguinte fator preditivo: proporções aumentadas da razão sérica IgG4:IgG total >10%. O tratamento com glicocorticóides demonstra ser efetivo e, quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor é o prognóstico.
Conclusões:
Nota-se avanços em relação à fisiopatologia e ao tratamento. No Brasil, o maior desafio é a confirmação da doença, o que deve ser expandido além do núcleo de especialistas. A limitação de dados específicos sobre o acometimento da patologia na população brasileira demonstra que pesquisas são necessárias para consolidar esses achados no país
Área
Outros
Autores
Renata Duarte Gonçalves, Sílvia Raquel França Basílio