L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Triagem neonatal para os Erros Inatos da Imunidade (EII) - Experiência de um Centro de Referência

Resumo

Introdução: A pesquisa de TRECs e KRECs presente na ampliação da triagem neonatal de algumas cidades brasileiras, busca identificar baixos níveis de células T e/ou B, que estão associados a defeitos na imunidade, como no caso das Imunodeficiências Combinadas Graves (SCIDs). Este trabalho visa avaliar o perfil de crianças com triagem neonatal para EII alterada que foram avaliadas em um serviço de Imunologia de referência.
Metodologia: Estudo retrospectivo, observacional, utilizando ficha padronizada, no período de março de 2021 a julho de 2023.
Resultados: Durante esse período, foram encaminhados 234 lactentes (1 triagem alterada para cada 2.300 nascidos vivos-NV), 60% masculino, todos vacinados com a BCG. Em 31 pacientes (13%) foi identificado alteração de TREC e em 201 (87%) alteração de KREC. 52 pacientes (22%) apresentaram CD4 menor que 1000 células/mm3, o que caracteriza linfopenia de T e apenas 8 pacientes tiveram o diagnóstico de SCID (1 SCID para cada 68 mil NV). Foram diagnosticados dois pacientes com agamaglobulinemia. A TN proporcionou o diagnóstico de outras enfermidades, entre elas: síndrome de Down (11), prematuridade (67) e alguns cuja alteração foi devido a condições maternas como: hipertensão arterial (7), transplante renal materno (7), sífilis durante a gestação (10), diabetes gestacional (9) e 1 caso de leucemia congênita. A suspeita de síndrome de deleção do 22q11.2 (incompleta) foi aventada em 3 pacientes, ainda em investigação. Nenhum paciente apresentou evento adverso à BCG. Todas as crianças estão sendo acompanhadas rotineiramente somando mais de 2.000 consultas no período.
Conclusões: A ampliação da triagem neonatal é desafiadora e revolucionária. Além dos alvos principais da triagem como as SCID e as agamaglobulinemias, estamos nos deparando com outras condições clínicas que necessitam de acompanhamento, mesmo que por período limitado até recuperação imunológica.

Área

Imunodeficiências

Autores

LAIS BORGES ARAUJO DE OLIVEIRA, Katherine Maciel Costa Silvestre, Daniella Vello Abdelmalack, Rafaela Rola Leite Guimarães , Amanda Silva de Oliveira Sobrinho, Larissa Said e Said, Luma Cardoso Gurgel de Souza, Mariana De Gouveia Pereira Pimentel , Carolina Sanchez Aranda, Dirceu Solé